domingo, 22 de abril de 2012

PREFEITURA DO RIO ASSUME CRIME AMBIENTAL CONTRA DUQUE DE CAXIAS

Leiam na integra matéria publicada hoje no Jornal Estado de São Paulo, onde a Prefeitura do Rio assume a culpa pelo maior crime ambiental já cometido na região metropolitana. Fruto da Ditadura que desrespeitou a Lei 4771/65, ou seja, aprovada no início do regime militar.

Rio desativa maior lixão do continente para evitar uma tragédia ambiental

Desativação do Aterro de Jardim Gramacho vai impedir contaminação da Baía de Guanabara e transformar lixo em fonte de energia

21 de abril de 2012 | 22h 06 Clarissa Thomé - O Estado de S.Paulo



 - Marcos de Paula/AE-13/04/2007
Marcos de Paula/AE-13/04/2007

Diante do risco de desastre ambiental, a desativação daquele que é considerado omaior lixão da América Latina é o grande compromisso da prefeitura do Rio às vésperas da Rio+20. A data prevista, amanhã, teve de ser adiada para maio para que um problema social fosse resolvido - cerca de 1,4 mil pessoas sobrevivem daseparação do lixo e serão indenizadas.

O secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, resume o que representaGramacho: "Cometeu-se um crime ambiental monumental no Rio de Janeiro". Entre 1978 e 1996, o lixo foi despejado ali sem nenhum tipo de tratamento. O chorume vazava para a Baía de Guanabara e os rios. Havia explosões de gás metano - um dos gases do efeito estufa - gerado pela decomposição da matéria orgânica em ausência de oxigênio.

A apenas 4 quilômetros de distância do Aeroporto Internacional Tom Jobim, os urubus que disputam os resíduos com catadores também são um problema. Somente entre 2008 e 2011 houve 286 colisões entre aves e os aviões.

No fim dos anos 1990, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), do Rio de Janeiro, responsável pela operação do lixão, começou a transformar a área num aterro sanitário. Foi instalado um sistema de drenagem para coletar e tratar o chorume. Uma cortina de argila orgânica impermeável foi instalada no entorno do aterro, para impedir que os resíduos chegassem à baía e aos rios. O dejeto de serviços de saúde ganhou local de descarte próprio, com manta protetora. O lixo, depois de revirado pelos catadores, passou a ser espalhado por uma draga e coberto com barro ou cascalho. Ainda assim, o solo instável provocou rachaduras na montanha de lixo.

Fechamento. Ambientalistas denunciaram o risco iminente para a baía e o Ministério Público Estadual cobrou o fechamento do aterro. A Comlurb diz que a situação está sob controle. "Instalamos inclinômetros em todo o terreno. São placas que vão a até 15 de profundidade e captam qualquer movimentação do solo", diz o assessor técnico da diretoria da Comlurb, José Henrique Penido.

O aterro também é responsável pela deterioração do bairro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Um levantamento do Instituto de Estudos do Trabalho Sociedade (Iets) apontou a existência de 174 depósitos e galpões de lixo instalados no bairro. O estudo aponta que, dos seus 13,7 mil moradores, 1.217 trabalham na separação de lixo.

A prefeitura do Rio promete recuperar Gramacho. Caberá à empresa Novo Gramacho, consórcio que administra o aterro, cuidar da contenção geológica, refazer a cobertura vegetal e recuperar o manguezal.

Desde abril passado, a maior parte do lixo do Rio é lançada no Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, onde o lixo é imediatamente coberto após o despejo.

O projeto de recuperação prevê a perfuração de mais 190 poços, além dos 130 já existentes, para a captação do gás metano. Gramacho produz 18 mil metros cúbicos por hora desse gás. Uma usina foi construída no próprio terreno para purificar o gás metano, que será vendido para a Refinaria Duque de Caxias, da Petrobrás. O resíduo desse gás será usado na geração de energia da própria planta da usina.

A concessionária também registrará projeto para venda de créditos de carbono. "Vamos deixar de emitir 6 milhões de toneladas equivalentes de gás carbônico. A verba proveniente dessa operação comporá o fundo para a recuperação do bairro e para a indenização dos catadores", disse Penido.


2 comentários:

  1. HÁ 5 ANOS ATRÁS A B&G EMPREENDIMENTOS JÁ ESTAVA BUSCANDO SOLUÇÕES PARA EVITAR ESTA TRAGÉDIA... A B&G EMPREENDIMENTOS VEM LUTANDO PELO MEIO AMBIENTE, MESMO ANTES DE SUA FUNDAÇÃO COMO GRUPO AMBIENTAL DESDE A ECO 92. A B&G AMBIENTAL QUE É UM BRAÇO DA B&G EMPREENDIMENTOS POSSUI UM CÍRCULO DE RENOMADOS PROFISSIONAIS DO MEIO AMBIENTE E DISPÕES DE TÉCNICAS PARA DESPOLUIÇÃO, RECUPERAÇÃO E INERTIZAÇÃO DE ALGUNS PASSIVOS AMBIENTAIS QUE SÃO PRODUZIDOS NESTES LOCAIS COMO LIXIVIADOS E OUTROS. www.begempreendimentos.com

    ResponderExcluir
  2. Recado para quem ameaça a quem vai à delegacia 59ª: o dever de todo cidadão que é intimado é comparecer,Quem comete suas covardias é que tem que pensar antes.A bíblia diz que nada ficará às escondidas.Creio muito na justiça divina e a polícia ganha para combater o crime proteger o trabalhador.Cabe a todos nós provocá-la ou acioná-la.É bem verdade que é sempre muito prudente ter sempre algumas cartas na manga,caso algum covarde queira adentrar,invadir o seu lar,tirar a sua vida.Corrigir é preciso.Profª Graça Rocha

    ResponderExcluir