quarta-feira, 25 de abril de 2012

Parque Eqüitativa ganha reserva biológica e nova praça



A sede adminstrativa da reserva fica na nova Praça Bento Antõnio Silva

O prefeito José Camilo Zito e o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, inauguram sexta-feira, 27de abril, às 17h, a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa e a Praça Bento Antônio da Silva (conhecida como Praça do Monte). Além da nova área ecológica, a nova praça, localizada na entrada da reserva, abrigará a sede administrativa do novo espaço, criado por decreto do prefeito Zito. A reserva fica no final da Avenida Duque de Caxias e ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados.
A reserva, que será administrada pela Secretaria do Meio Ambiente, é rica em fauna e flora, alem de ser a primeira reserva biológica municipal do estado. Lá são encontrados pássaros em extinção e diversos animais, como preguiça e saguis. Na ocasião tomará posse o Conselho gestor da Reserva. Formado por representantes do poder público, de entidades representativas e de moradores do entorno, ele vai administrar toda área.
“Os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente vão controlar também as áreas particulares do entorno que terão que ser preservadas pelos donos. Se houver degradação, os proprietários poderão ter suas áreas desapropriadas pela prefeitura”, garante o secretário Samuel Maia. O monitoramento da região será feito por biólogos e a fiscalização por agentes da Guarda Florestal municipal.
O secretário lembra que a responsabilidade pela preservação e o reflorestamento não é só do governo ou dos municípios, e sim a todos os brasileiros. “Se não contribuirmos, nós mesmos vamos sofrer as consequências dentro de poucos anos”, alerta Samuel Maia.




Texto: Paulo Gomes
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário