quinta-feira, 30 de junho de 2011

Poluição Sonora

Você sabe o que é a poluição sonora que assombra as cidades atualmente?


Por Brunna Mariel

Uma rua com um trânsito intenso, cheio de motos, carros, caminhões, motores ligando e desligando, buzinas, o carro parado no estacionamento com o alarme disparado, conversas altas das pessoas na rua, o barulho dos rádios altos, os ruídos vindos do comercio, do caminhão de lixo, do carro de polícia, das industrias instaladas. Esses são exemplos de poluição sonora, e que pode ser encontrado todos os dias nas ruas.

A poluição sonora é considera como qualquer barulho que seja capaz de provocar desconforto e prejudicar a saúde humana. Segundo o Organização Mundial da Saúde o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode aguentar sem que haja algum dano é 65dB (decibéis), nível comparado ao som do volume médio dos fones de ouvido convencionais de MP3 ou IPOD, que no seu volume máximo chegam a produzir até 120db.

Pra quem mora na cidade esse barulho é tão rotineiro que elas não percebem o quanto eles atrapalham. A poluição sonora é um recente tipo de poluição do meio ambiente urbano e que causa danos sérios a saúde e bem estar, como estresse, insônia e até a perda da capacidade auditiva. Para que isso não ocorra e que a poluição sonora seja diminuída no meio ambiente urbano o Instituto Triângulo dá algumas dicas de como conter essa poluição: Como você pode deixar de gerar a poluição sonora?

- Evite usar a buzina no trânsito, lembre-se que ela é só um assessório de alerta.
- Mantenha o motor do seu veículo revisado e concertado.
- Troque o escapamento no caso do seu estar furado.
- Quem anda de moto o silenciador é um assessório essencial para diminuir a poluição sonora.
- O som alto faz parte da poluição sonora, seja em casa ou no carro. Ouça suas musicas em um tom moderado. Essa dica também vale para os fones de ouvido que tem um contato direto com a sua audição e devem ser usados também em tom moderado.

Como evitar a poluição sonora-

Sempre tenha um protetor de ouvido próximo de você, o barulho de maquinas de construção. Os protetores são os maiores amigos nestes momentos
.- Evite freqüentar ruas de trânsito acentuado, principalmente em horário de pico.
- Em shows ou eventos evite ficar próximo as caixas de som.

Cidadania.

Uma grande parte da poluição sonora vem da falta de educação da população do meio ambiente urbano, os barulhos das industrias e consequentemente do desenvolvimento da cidade é natural de uma cidade, mas a falta de cidadania é um problema que podemos rever.

Respeitar o espaço do outro faz parte de combate a poluição sonora. A buzina, os motores, e escapamentos são barulhos evitáveis quando se tem a consciência de que vivemos em comunidade e devemos respeito a outro e ao próximo.

Podem ser pequenos atos, mas são o acumulo deles que trazem o caos para as cidades urbanas. Com todos fazendo a sua parte podemos mudar essa realidade. Pense nisso.

VOLTAR

Um comentário:

  1. É bom dizer que a poluição sonora não deve ser medida em decibéis, porque o que incomoda em um lugar silencioso, como o Parque Equitativa,onde moro, pode passar despercebido no centro de Caxias. Lutamos pela denominação de "local silencioso" para a Equitativa, para não permitir que o futuro seja permeado de barulhos de fábricas, apitos de portão eletrônicos, caminhões e detestáveis carros de som. As leis já existem, mas nem a fiscalização nem a polícia acreditam nelas. Vamos aguardar, "nada é prá já"

    ResponderExcluir