terça-feira, 7 de junho de 2011

Escolas de Duque de Caxias promovem consciência Ambiental

Semana do Meio Ambiente agita escolas em Caxias

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e outros parceiros, promoverá, até o dia 16 de junho, a Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias, que tem o objetivo de promover ações educativas que visem sensibilizar alunos, pais e a comunidade para os problemas socioambientais do município. A iniciativa contará com a participação de alunos, professores e familiares e pretende mostrar a importância de mudanças de hábitos e atitudes para o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Os alunos participaram de diversas brincadeiras no evento

O evento, que teve início no dia 1º de junho, foi aberto com ações realizadas simultaneamente nas unidades escolares da rede municipal, tendo como parceiros a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental, que há 35 anos desenvolve um trabalho de recolhimento e reciclagem de resíduos de origem animal e vegetal. Com apoio do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar, foram montados estandes com painéis e outros materiais para divulgação do tema. A iniciativa contou com apoio da rádio Beat 98, que esteve presente na Escola Municipal Monteiro Lobato e os locutores interagiram com os alunos sobre a questão ambiental. Durante a programação, foram distribuídos brindes ao vivo.

Já os alunos das Escolas Municipais Oswaldo Cruz, Maria José de Oliveira, Santa Terezinha e Todos os Santos assistiram a uma palestra com exposição de répteis, ministrada pelo biólogo Rubens Ferreira. Especializado em serpentes, o biólogo falou sobre os diversos tipos de cobras existentes no Brasil. Ferreira destacou a importância do respeito ao habitat natural dos animais, que devem ser preservados por uma questão de equilíbrio ecológico. Fascinados com o assunto, os alunos fizeram diversas perguntas e aproveitaram a aula de ciências diferenciada e interativa para conhecer uma jibóia levada por ele ao evento.

O pessoal da rádio Beat 98 deu o tom das comemorações

Enquanto isso, outras unidades escolares promoveram oficinas com jogos socioambientais, com distribuição de mudas de plantas e kits de produtos de limpeza biodegradáveis, entre outras atividades. Até o dia 16 de junho, serão promovidas várias ações, entre elas uma peça teatral sobre a preservação das florestas, que acontecerá na Escola Municipal José Medeiros Cabral, no bairro Jardim Gramacho, iniciativa esta do SESC/Duque de Caxias.

Criado pela ONU em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Este ano, o tema “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas” aborda as questões do aquecimento global e a importância da preservação das florestas e de outros recursos naturais, como fatores primordiais para o equilíbrio do Planeta.



Texto: Mariângela Sampaio e Nelson Soares

Fotos: Antônio Carlos Oliveira - SME


Nenhum comentário:

Postar um comentário