Show de Sergival anima público no Caxias Shopping
O Dia Mundial do Meio Ambiente teve uma comemoração especial, no Caxias Shopping, no domingo, 5 de junho, com um show do cantor Sergival, um dos grandes expoentes da música nordestina da atualidade. Numa apresentação contagiante, o cantor lembrou compositores como Luís Gonzaga, Humberto Teixeira, além de apresentar canções de sua autoria que fizeram o público aplaudir com entusiasmo. A iniciativa aconteceu graças a uma parceria entre o Caxias Shopping e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Duque de Caxias (SMAAA), que promoveu, também, uma feira de agricultura no local.
Sergival e seu "jeguinho" em apresentação do Caxias Shopping
A apresentação, que começou às 18 horas, na praça de alimentação, chamou a atenção do público. Usando os tradicionais chapéus de couro nordestino, lenços vermelhos em volta do pescoço e muita descontração, Sergival e seu grupo fizeram a alegria da plateia. Explorando e apresentando utensílios como o caçuá, potes de cerâmica e outros apetrechos, inclusive os musicais, o grupo foi a sensação da noite.
Nas canções apresentadas, como não poderia deixar de ser, muitas tinham referência com a ecologia, embora a palavra ainda não estivesse em evidência quando foram compostas. Uma delas, “Xote ecológico”, foi composta pelo rei do baião, Luiz Gonzaga, em homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes, assassinado numa emboscada em Xapuri, no Acre, em 1988. As outras foram a emblemática “Assúm Preto” e “Asa Branca”, parceria entre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Ainda com o "jeguinho" com a platéia na praça de alimentação
Mas o cantor também apresentou canções de sua autoria, como “As Coisas do Caçuá” e “Puxe o Fole”, entres de encerrar com uma dança de quadrilha, onde o calor do público substituiu perfeitamente a fogueira, na praça de alimentação. Entre os presentes, secretários municipais, vereadores, poetas da literatura de cordel e centenas de pessoas se divertindo e conhecendo um pouco mais da cultura nordestina.
Nascido no estado de Sergipe, o cantor contou que está no Rio há cinco anos. Ele disse ter ficado encantado com a receptividade do público duquecaxiense e que, se for possível, fará outras apresentações na cidade. Sergival elogiou a iniciativa da Prefeitura, de levar para o shopping um evento que trata a questão cultural e ambiental.
“A cultura é uma grande ferramenta para se tratar das questões ambientais e é bom lembrar que nós, seres humanos, também fazemos parte da natureza”, observou o Sergival, que se apresenta no próximo dia 18 de junho, no Clube dos Empregados da Petrobras, na Barra da Tijuca, e retorna ao Nordeste, dia 20, para uma série de apresentações.
O cantor, com Samuel Maia, agradeceu a recepção do povo
Para o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, a data foi comemorada em grande estilo. “Promovemos uma feira agropecuária com produtores da cidade, um show com grande cunho ecológico, além de discutir o fim da operação do aterro do Jardim Gramacho”, declarou Maia.
Texto: Nelson Soares
Fotos: Everton Barsan
Nenhum comentário:
Postar um comentário