segunda-feira, 6 de junho de 2011

Em Duque de Caxias, Plantando Vende

Agricultores de Xerém vendem produtos em Shopping

Pequenos agricultores de Xerém, no quarto distrito de Duque de Caxias, participaram nesse domingo, 5 de junho, das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente com uma iniciativa inédita na cidade. Graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e o Caxias Shopping, eles expuseram e venderam seus produtos no hall do shopping, surpreendendo os milhares de freqüentadores do espaço comercial. A iniciativa foi tão bem recebida que, em pouco mais de duas horas, restaram poucos produtos sobre as bancas para a felicidade dos produtores.

Antônio e Maria Tereza compraram abacaxi produzido em Xerém

Entre os produtos oferecidos, frutas, palmitos, legumes e até peixes ornamentais. Nenhum dos produtos recebeu qualquer tipo de inseticida, o que foi muito comemorado pelos compradores. Segundo o produtor Sérgio Aguiar, que vendera quase todas as 80 embalagens de goiaba que trouxera de sua propriedade, no bairro Tabuleiro. “Mais importante do que vender é divulgar nosso produto, que é orgânico e cultivado com todo carinho”, destacou o produtor Sérgio Aguiar, que vendera quase todas as 80 embalagens de goiaba que trouxera de sua propriedade, no bairro Tabuleiro.

Sérgio Aguiar (dir.) vendeu quase 80 embalagens de goiaba

Surpresa também foi o sentimento do casal Antônio Oliveira, 48 anos, e Maria Tereza Felga, 53 anos, moradores do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Eles compraram abacaxi na banca da agricultora Delgina Teodoro Vieira, que trabalha com a filha Maria das Graças Vieira. “Esta ideia foi tão boa que precisa ser levada a outras regiões. Uma grande originalidade, a montagem de uma feira num shopping”, observou Antônio, que passou no local para almoçar, depois de voltar de Petrópolis com Maria Tereza.

Samuel cumprimenta os agricultores "Chumbo" e Marlene

Além de alimentos, a feira também ofereceu várias espécies de peixes ornamentais, como Japonês, Carpa, Pacu e Carás, para delírio das crianças e adultos. O dono dos peixes, o criador Marcos André Narciso Baptista, 34 anos, contou que iniciou o negócio criando Tilápias, em 2007, mas, sem orientação, teve prejuízos e optou pelas espécies ornamentais, que cultiva em 14 tanques. “Agora, estou no caminho certo e já estou montando um laboratório para reprodução de alevinos”, contou Marcos, que já tem clientes em vários municípios.

Marcos André, criador de peixes ornamentais no Capivari

Na feira, Marcos André dividiu o espaço com o vizinho e também criador de peixes ornamentais, Eduardo Gálio, 39 anos, para quem a qualidade da água tem importância fundamental no negócio. “De acordo com as análises que solicitamos, a água de nossa região é semelhante a da Amazônia”, explicou o criador.



Texto: Nelson Soares

Fotos: Everton Barsan


Nenhum comentário:

Postar um comentário