sábado, 18 de junho de 2011

Bombeiros acolhem Guardas Ambientais Mirins

Guardas ambientais mirins visitam Grupamento em Magé

Os guardas ambientais mirins conheram os equipamentos dos bombeiros

Os 240 alunos da quinta turma do curso para formação de guardas ambientais mirins em Duque de Caxias visitaram quinta-feira, 16 de junto, a sede do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), localizado na APA Suruí, em Magé. O passeio fez parte do aprendizado do curso que beneficia alunos das redes municipal e estadual de ensino da região e jovens da comunidade. O projeto é da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e de empresas da iniciativa privada.

Os alunos visitaram o 2º GSFMA em dois grupos, assistiram palestras sobre o trabalho dos bombeiros e conheceram os equipamentos usados no combate a incêndios nas matas e socorro de vítimas. Os alunos ficaram entusiasmados com o veículo ATE (Auto Tático de Emergência) e a cadela Shaquira treinada para socorrer vítimas perdidas e localizar cadáveres. Ela e mais seis cães do grupamento tiveram destaque no socorro às vitimas do Haiti, e nas tragédias provocadas por deslizamentos de encostas na Região Serrana, no Morro do Bumba e Angra dos Reis.

O diretor do Parque Natural Municipal da Taquara, Marlos Campos, convidou os militares para formatura do grupo, no dia 7 de julho, na sede do parque, com a presença do secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia. Ambos fizeram palestras na sede do grupamento no dia 2 de junho, dentro das comemorações do Ano Internacional das Florestas. Na ocasião, eles receberam comenda do comandante do grupamento, tenente-coronel Vitor Leite da Silva.

Os alunos assitiram a palestras e tiraram dúvidas

“Cada vez mais vamos aprofundar as parcerias. Os passeios que os jovens participam durante o curso são importantes. Nossos jovens aprendem muito sobre a flora e a fauna da Mata Atlântica e sua preservação. Isso será de grande importância em suas comunidades”, destacou o secretário Samuel Maia.

Durante o curso, que tem duração de três meses, os jovens recebem noções de cidadania, educação ambiental, monitoramento de trilhas, geografia, história da região, primeiros-socorros na floresta, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica e escotismo. As inscrições para as turmas do segundo serão abertas na segunda quinzena de julho. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: 2787-3696.

Dessa turma participam alunos das escolas municipais Romeu Menezes dos Santos, Jair Alves de Freitas, Darcy Ribeiro, Hermínia Caldas da Silva, Helena Aguiar de Medeiros, Anísio Spínola Teixeira, Marechal Floriano Peixoto, Esmeraldo Berçácollo, Barão do Amapá, General Mourão Filho e Oduvaldo Viana. Do estado, alunos das escolas Manoel Bandeira e Fernando Figueiredo.

As crianças conheceram os cães treinados para salvamento dos bombeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário