quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Saiu no jornal

Confira matéria publicada no jornal "O Globo" nesta terça-feira, 9 de novembro de 2010, sobre a duplicação da BR-040 na atual pista de descida da Serra dos Órgãos, e a mudança do pedágio, hoje no km 104, para o km 102. Na semana passada, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, esteve em uma audiência pública na Câmara Municipal de Duque de Caxias falando sobre a obra.

Petrópolis mais perto
Duplicação de pista e novo túnel reduzirão tempo de viagem do Rio a Petrópolis

O projeto vai duplicar 20 km da rodovia, sobre uma parte do atual trecho de descida da Rio-Petrópolis. A previsão é de quase três anos de obras, a um custo de R$ 670 milhões. A primeira parte da duplicação será feita sobre a pista de descida já existente, com início no km 102, na altura de Xerém. A partir do Belvedere, o traçado será novo. Neste ponto, será escavado um túnel de quase 5 km, o maior do país


Um projeto audacioso promete reduzir em 20 minutos o tempo de viagem e dar mais segurança aos cerca de dois milhões de motoristas que trafegam mensalmente no trecho Rio-Petrópolis da BR-040 (Rio-Juiz de Fora). A concessionária Concer duplicará 20km da pista de descida - a nova via será usada para a subida -, incluindo a abertura de um túnel de 5km, o maior do Brasil numa rodovia. A previsão é que obras comecem em março de 2011 e terminem até o fim de 2013, a um custo de R$ 670 milhões. A antiga subida será preservada e se transformará numa estrada parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e o lazer.
- O projeto vem ao encontro das necessidades do Rio para a Copa de 2014 e as Olimpíadas. Uma solução que vai beneficiar muita gente, com segurança e rapidez - diz o presidente da Concer, Pedro Jonsson.
A duplicação já estava prevista no contrato de concessão firmado em março de 1996. Os R$ 670 milhões poderão ser parcialmente financiados com recursos do BNDES. De acordo com o presidente da Concer, já existia verba destinada para fazer a nova subida da serra:
Em fase de elaboração do projeto executivo, a obra só depende da licença ambiental. A duplicação começará no km 102, em Xerém, e terminará próximo à Rodoviária de Petrópolis. As duas faixas de descida, sentido Rio, ganharão vias laterais e novas alças de acesso. De Xerém até o Belvedere, o traçado da duplicação acompanhará a atual estrada de descida, aproveitando áreas degradadas. A partir do Belvedere, só na subida, será aberto o túnel, cujo projeto original sofreu modificações por exigência do Ibama.
- Ele estava desembocando dentro da área de proteção do Tinguá - explicou o presidente da Concer.


Novo trajeto será 5 km mais curto

O túnel e as curvas menos sinuosas da nova estrada encurtarão em 5km a viagem de 55km entre o Rio e Petrópolis. A uma velocidade média de 80km/h, o trajeto que antes era feito em cerca de uma hora poderá ser concluído em 40 minutos.
Ao longo dos 5 km do túnel haverá ventilação mecânica, acostamentos e galeria de interligação com a pista de descida. O túnel se estenderá por quase o dobro do Rebouças (2,8 km em duas galerias) e mais que o dobro do Covanca da Linha Amarela (2.187 metros). Segundo Jonsson, o túnel foi a solução de menor impacto ambiental.
- E, apesar da extensão, será menos claustrofóbico do que o Rebouças, por exemplo, onde o tráfego é mais pesado - afirma.
Na saída do túnel, haverá um novo acesso para Petrópolis, e a estrada ganhará um marco arquitetônico: um viaduto estaiado (sustentado por cabos de aço) no trecho final da nova subida da serra. Outra novidade é que o atual pedágio, hoje no km 104, será transferido para o km 102.
- A mudança resolve a situação dos moradores de Xerém, que não precisarão mais passar pelo pedágio para para ir até o centro de Caxias. Eles já não pagavam porque tinham passe livre - disse Jonsson.
Segundo a Concer, o cronograma inicial da obra previa sua realização entre 2001 e 2006. O projeto sofreu revisões em 2000 e o cronograma de execução da nova subida da serra foi transferido para o período de 2017 a 2020. Numa segunda revisão, ainda de acordo com a concessionária, a obra passou para o período de 2012 a 2015. Uma terceira mudança fixou o atual período, entre 2011 e 2013, com redução de um ano para a execução de toda a obra, levando-se em conta o aumento do fluxo de tráfego no trecho e a proximidade da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Fonte: "O Globo", 09.11.2010, p. 13

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