terça-feira, 23 de novembro de 2010

Membros do Conselho de Políticas Agrícolas são empossados


Público prestigiou solenidade de posse do COMPADER

O primeiro Conselho Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural (COMPADER) de Duque de Caxias dos últimos 10 anos foi empossado nesta sexta-feira, 19 de novembro, na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), em Xerém. A cerimônia foi presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, que empossou 33 membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil, eleitos na 2ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, em setembro.
Os novos conselheiros tomaram posse para cerca de 100 presentes à solenidade. "O evento marca um processo de mais de 10 anos em favor das questões rurais do município. Com destaque na produção de leite, hortaliças, queijo e peixe. O município é um grande atrativo e, nesse contexto, o novo Conselho pretende preservar as regiões rurais e seus produtores, além de discutir planos de ação voltados para solucionar os problemas existentes", destacou o secretário Samuel Maia.


Samuel Maia: "Este é o primeiro Conselho [de Agricultura] do século XXI"

Para o secretário, é fundamental pensar em preservação ambiental para proteger a questão rural. “Esse é o primeiro conselho do século XXI, isso representa mais do que preservação ambiental, porque vamos defender o nosso povo e a nossa região”, destacou. Entre as metas do novo conselho estão à implementação da Lei Federal 11.947/09, da alimentação escolar, o desenvolvimento da região, a emissão da DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e a criação do distrito rural.
Em paralelo, Miguel Bezerra, produtor rural de Capivari, falou sobre as dificuldades e as expectativas com o novo conselho. “Estou com fé de que as coisas no campo vão melhorar, acredito nesse trabalho”, afirmou.
Ao final da cerimônia, os 33 conselheiros receberam das mãos do secretário a nomeação. O primeiro membro empossado foi a engenheira agrônoma Marcela Monteiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). Em seu discurso, Marcela encorajou os conselheiros para o trabalho. “Peço a todos que se empenhem para podermos fazer um bom trabalho; fui eleita e vou trabalhar com responsabilidade”, ressaltou.
As reuniões do COMPADER acontecem sempre na última terça-feira de cada mês, e o próximo encontro da nova composição acontecerá no dia 30 de novembro, no Núcleo de Agricultura e Abastecimento da SMMAAA, em Xerém, localizado na Praça Engenheiro Leão de Moura.

Marcela Monteiro, da SMMAA, foi a primeira a ser empossada

Texto: Juliana Albuquerque/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário