sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MDA promove curso de capacitação sobre gripes aviária, suína e equina

Extensionistas serão treinados em novembro para auxiliar agricultores familiares


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realiza, em novembro, o curso de Educação para Enfrentamento da Pandemia e das Gripes Aviária, Suína e Equina, em 12 estados do Brasil.
Dando continuidade aos cursos iniciados em dezembro de 2009, a ação vai capacitar cerca de 480 extensionistas das empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para atuar e levar informações aos agricultores familiares sobre as gripes aviaria, suína e equina. Até o mês de maio, já foram treinados 1.375 técnicos, em 37 cursos, abrangendo 24 estados.
Segundo o coordenador de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF/MDA, Francisco Caporal, a intenção é qualificar todos os extensionistas que atuam no campo. “Queremos que o tema entre no cotidiano do técnico da extensão rural de forma que a capacitação contribua de fato com a prevenção das gripes entre os agricultores familiares”, explica.
O curso aborda temas como ações do governo para o enfrentamento das influenzas, situação epidemiológica, características do H5N1 e H1N1, plano de preparação para o enfrentamento das influenzas, biosseguridade em avicultura, doença de newcastle e imunologia de aves e suínos.


Para os cursos foram produzidas duas cartilhas: Manual do Extensionista e A Gripe no Meio Rural,
com tiragem de um milhão e meio de exemplares para distribuição aos agricultores.
Produtores rurais de Duque de Caxias já assistiram à palestra,
ministrada pelo Escritório Local da Emater no município

Fonte: Globo Rural Online/29.10.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário