terça-feira, 30 de novembro de 2010
Aumento do nível das águas dos oceanos ameaça países formados por ilhas
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Mutirão ecológico recolhe uma tonelada de lixo em Xerém
A ação foi comandada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, e contou, ainda, com a colaboração de membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Duque de Caxias (COMDEMA-DC), do Movimento Ambientalista Brasileiro (MAB) e das ONGs Care do Brasil e A Vida Azul, além de jovens do Processo APELL.
Samuel Maia agradeceu a participação dos voluntários e lembrou o primeiro mutirão, realizado em setembro na cachoeira da Taquara, no terceiro distrito. “Voluntários que aqui estiveram são pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente. Com certeza, nas próximas ações eles estarão presentes e trarão mais colaboradores. Foi um dia de muito trabalho, conscientização e lazer”, ressaltou.
sábado, 27 de novembro de 2010
A importância da árvore

Amenizam o clima
Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.
Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.
Efeito sobre o regime dos ventos
Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.
Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.
Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos.
Atuam nos aspectos sensorial e estético
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.
Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressaõ arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.
Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Mutirão de limpeza sábado na cachoeira de Xerém


Para o secretário Samuel Maia, a ação visa mobilizar a sociedade e conscientizar a população sobre a importância de não se jogar lixo em áreas de lazer. “O verão está achegando e precisamos manter esses locais limpos. Essas áreas de lazer recebem nos finais de semana milhares de pessoas em grande parte de fora da cidade. Nosso alvo principal são os moradores de outras cidades, já que os residentes nas comunidades da Taquara e Xerém estão sempre colaborando e evitam sujar os locais”, ressalta.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Sucesso da COP-16 depende de compromisso e interesse dos países, diz ONU
Segundo Figueres, a indicação de que há interesse no assunto foi dada durante a Cúpula do G20 (que engloba as maiores economias mundiais), na Coreia, quando os presentes demonstraram que o “crescimento econômico” deve ser associado ao “desenvolvimento sustentável do meio ambiente”. As informações são da ONU.
“Cancún vai ser um sucesso, se houver comprometimento das partes”, disse a secretária. "[Os países] têm de equilibrar suas expectativas de modo que cada um leve para casa resultados positivos, permitindo que outros façam o mesmo. É assim que acordos multilaterais são feitos em outros lugares e é assim que tem que acontecer com o clima também."
Como exemplo de esforço para mudar a situação atual, Figueres citou a China, que recentemente anunciou um plano – com prazo de cinco anos para a execução – para o desenvolvimento da economia de energia com alternativas ao desenvolvimento sustentável.
“Somente uma resposta sustentada e cada vez mais ambiciosa a longo prazo para a execução de propostas relativas às alterações climáticas vão permitir um ajuste bem sucedido a outras grandes mudanças políticas, econômicas e sociais”, disse Figueres.
A 16ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16) ocorrerá no período de 29 novembro a 10 de dezembro. O objetivo é adotar medidas mundiais que possam reduzir o aquecimento global e minimizar o aumento da temperatura.
O Brasil deve apresentar ainda, durante a COP-16, o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima que prevê orçamento inicial de R$ 226 milhões, a maioria vindo de recursos do petróleo.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Meio Ambiente forma segunda turma de guardas mirins de 2010
Durante o curso, que tem duração de três meses, os alunos recebem noções de educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica e escotismo. Recebem, ainda, aulas de geografia e história do terceiro distrito do município, onde estão localizados grandes polos ecológicos, como o Parque Natural Municipal da Taquara e a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa. Eles também participam de passeios, assistem a vídeos e são orientados, como multiplicadores, a repassar os conhecimentos em suas comunidades.
Participam dessa etapa alunos das escolas municipais Barro Branco, Santo Agostinho, Coração de Jesus, Santo Amaro, Santa Rita, Sergipe, Oswaldo Aranha, Dr. Ely Combat, Professora Maria de Araújo, Brasil-Itália e da Escola Estadual Padre Anchieta. As aulas são ministradas no Parque da Taquara.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Willy Rangel/arquivo/15.12.2009
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Membros do Conselho de Políticas Agrícolas são empossados

Os novos conselheiros tomaram posse para cerca de 100 presentes à solenidade. "O evento marca um processo de mais de 10 anos em favor das questões rurais do município. Com destaque na produção de leite, hortaliças, queijo e peixe. O município é um grande atrativo e, nesse contexto, o novo Conselho pretende preservar as regiões rurais e seus produtores, além de discutir planos de ação voltados para solucionar os problemas existentes", destacou o secretário Samuel Maia.

Para o secretário, é fundamental pensar em preservação ambiental para proteger a questão rural. “Esse é o primeiro conselho do século XXI, isso representa mais do que preservação ambiental, porque vamos defender o nosso povo e a nossa região”, destacou. Entre as metas do novo conselho estão à implementação da Lei Federal 11.947/09, da alimentação escolar, o desenvolvimento da região, a emissão da DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e a criação do distrito rural.
Em paralelo, Miguel Bezerra, produtor rural de Capivari, falou sobre as dificuldades e as expectativas com o novo conselho. “Estou com fé de que as coisas no campo vão melhorar, acredito nesse trabalho”, afirmou.
Ao final da cerimônia, os 33 conselheiros receberam das mãos do secretário a nomeação. O primeiro membro empossado foi a engenheira agrônoma Marcela Monteiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). Em seu discurso, Marcela encorajou os conselheiros para o trabalho. “Peço a todos que se empenhem para podermos fazer um bom trabalho; fui eleita e vou trabalhar com responsabilidade”, ressaltou.
As reuniões do COMPADER acontecem sempre na última terça-feira de cada mês, e o próximo encontro da nova composição acontecerá no dia 30 de novembro, no Núcleo de Agricultura e Abastecimento da SMMAAA, em Xerém, localizado na Praça Engenheiro Leão de Moura.
Marcela Monteiro, da SMMAA, foi a primeira a ser empossada
Texto: Juliana Albuquerque/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Empossado Conselho Municipal de Agricultura
Prestigiaram a solenidade de posse do COMPADER representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, do Conselho Comunitário de Segurança, da FUNDEC, da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos e da Defesa Civil.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento: Marcela Teixeira Monteiro (titular) e Renata Briata da Conceição (suplente)
Secretaria Municipal de Educação: Norma Sueli dos Santos (titular) e Elaine Cristina da Silva Machado (suplente)
Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos: Leonardo Felipe de Oliveira Ribas (titular) e Lívea Cristina Rodrigues Bilheiro (suplente)
Secretaria Municipal de Saúde: Luiz Carlos Luz (titular) e Robson Luiz Correa de Paula (suplente)
Secretaria de Municipal de Obras e Urbanismo: Carlos Sérgio Mendonça Dacier Lobato (titular) e Mauri Vieira da Silva (suplente)
Secretaria Municipal de Habitação: Elisângela Aparecida Locateles Silva (titular)
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO): Carlos Pedro Toledo Félix (titular) e José Erivaldo de Barros (suplente)
Segmento Associações Rurais
Cooperativa Agrícola Mista de Duque de Caxias (COOPERDUC): Edson Lino Correia (titular) e Serafim Correia Pinto (suplente)
Associação Comunitária Rural Fazenda Cachoeira (ACORFAC): Carlos Alberto de Almeida Araújo (titular) e Ricardo dos Santos Borges (suplente)
Associação Rural de Capivari (ARC): Eduardo Augusto Galio (titular) e Miguel Francisco Bizerra (suplente)
Associação dos Produtores Rurais Terra Prometida (APRTP): Tania Maria Stofeles (titular) e Paulo Cesar de Oliveira Pacheco (suplente)
Artur Carvalho Magalhães (Cooperativa de Aqüicultores e Produtores Rurais – COOPEBIO, titular) e Centro de Defesa da Vida (CDVIDA, suplente)
Ana Doval Rojas (Trama Ecológica, titular) e Maria do Carmo Alves de Arruda (Associação de Moradores e Moradoras Pró-Melhoramentos do Amapá – AMPA, suplente)
Hilton Ferreira dos Santos (Associação Cultural A Vida Azul, titular) e Ronison Bacarini Albino (Movimento Ambientalista Brasileiro – MAB, suplente)
Segmento Sindicato de Trabalhadores Rurais
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Duque de Caxias: Antonio Abrão Silva (titular) e Luiz Formoso Antunes de Sousa (suplente)
Segmento Sindicato de Produtores Rurais
não participou da 2ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, nem enviou representantes para integrar o COMPADER
sábado, 20 de novembro de 2010
Ecossocialismo
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Conselho de Política Agrícola empossa membros nesta sexta-feira
As reuniões do Conselho são realizadas uma vez por mês e a próxima está marcada para o dia 30 de novembro na AAFBB. Os conselheiros discutem as metas e os planos de ação para enfrentar os problemas existentes na área rural, além de indicar prioridades de atuação do governo municipal, como ficou definido na conferência. Entre as metas estão a implementação da Lei Federal 11.947/09 de alimentação escolar, o desenvolvimento da região, a emissão da DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e a criação do distrito rural.
“Com a participação efetiva do poder público, dos agricultores e de representantes da sociedade civil organizada vamos avançar muito nas áreas de agricultura familiar e sustentabilidade, incentivo agrícola, assistência técnica, crédito rural e comercialização de gêneros alimentícios para merenda escolar, entre outros benefícios. Vamos priorizar ainda a inspeção sanitária de produtos de origem animal, a cidadania rural com educação, saúde e ação social no campo”, ressalta Samuel Maia.
O COMPADER conta com os seguintes representantes:
Governo
- Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento
- Secretaria de Educação
- Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
- Secretaria de Saúde
- Secretaria de Obras e Urbanismo
- Secretaria de Habitação
- Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia
- Secretaria de Planejamento e Gestão
- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO)
Sociedade civil
Segmento Associações Rurais
- Cooperativa Agrícola Mista de Duque de Caxias (COOPERDUC) - titular e suplente
- Associação Comunitária Rural Fazenda Cachoeira (ACORFAC) - titular e suplente
- Cooperativa de Aqüicultores e Produtores Rurais (COOPEBIO) - titular
- Centro de Defesa da Vida (CDVida) - suplente
- Associação Rural de Capivari - titular e suplente
- Associação dos Produtores Rurais Terra Prometida (APRTP) - titular e suplente
- Trama Ecológica - titular
- Associação de Moradores e Moradoras Pró-Melhoramentos do Amapá (AMPA) - suplente
- Associação Cultural A Vida Azul - titular
- Movimento Ambientalista Brasileiro (MAB) - suplente
Segmento Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Duque de Caxias - titular e suplente
Segmento dos Produtores Rurais
- não enviou representante
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Lixões do Brasil devem ser substituídos por aterros sanitários até 2015

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, disse que a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tinha prazo de 90 dias, contados a partir de 2 de agosto, será concluída até o fim deste governo e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério discute o decreto com entidades do setor de gestão de resíduos.
Segundo Silvério, estados e municípios terão até agosto de 2011 para elaboração de planos de gestão de resíduos, eliminando os lixões até 2015. O governo deverá estimular projetos compartilhados entre municípios e estados e iniciativas intermunicipais, reduzindo custos operacionais.
Evitar que os aterros voltem a se transformar em lixões por falta de gestão também é uma das preocupações do governo. Entre as possibilidades para garantir a sustentabilidade financeira dos empreendimentos estão o aproveitamento do metano liberado pelo lixo para produção de energia e a criação de estímulos fiscais vinculados à manutenção dos projetos.
Durante a apresentação, o secretário também apontou a necessidade de ampliação e melhoria da qualidade da coleta seletiva. Dos 5.565 municípios brasileiros, cerca de 900 mantêm o serviço e apenas 12% do que é coletado é de fato reciclado.
Fonte: Globo Rural Online/08.11.2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Novo Conselho Municipal de Agricultura assume nesta sexta-feira
Os novos conselheiros, com mandato até 2012, tomarão posse na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), situada à Alameda Santa Alice, 310, Xerém.
Os representantes do governo que participarão do COMPADER já foram escolhidos, assim como as entidades eleitas durante a Conferência de Agricultura, de acordo com o segmento respectivo.
As reuniões do COMPADER acontecem sempre na última terça-feira de cada mês; o primeiro encontro da nova composição do COMPADER aconteceu em 26 de outubro, e o próximo está marcado para 30 de novembro.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
MDA promove curso de capacitação sobre gripes aviária, suína e equina

Dando continuidade aos cursos iniciados em dezembro de 2009, a ação vai capacitar cerca de 480 extensionistas das empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para atuar e levar informações aos agricultores familiares sobre as gripes aviaria, suína e equina. Até o mês de maio, já foram treinados 1.375 técnicos, em 37 cursos, abrangendo 24 estados.
Segundo o coordenador de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF/MDA, Francisco Caporal, a intenção é qualificar todos os extensionistas que atuam no campo. “Queremos que o tema entre no cotidiano do técnico da extensão rural de forma que a capacitação contribua de fato com a prevenção das gripes entre os agricultores familiares”, explica.
O curso aborda temas como ações do governo para o enfrentamento das influenzas, situação epidemiológica, características do H5N1 e H1N1, plano de preparação para o enfrentamento das influenzas, biosseguridade em avicultura, doença de newcastle e imunologia de aves e suínos.

Para os cursos foram produzidas duas cartilhas: Manual do Extensionista e A Gripe no Meio Rural,
com tiragem de um milhão e meio de exemplares para distribuição aos agricultores.
Produtores rurais de Duque de Caxias já assistiram à palestra,
ministrada pelo Escritório Local da Emater no município
Fonte: Globo Rural Online/29.10.2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Saiu no jornal
Petrópolis mais perto
Duplicação de pista e novo túnel reduzirão tempo de viagem do Rio a Petrópolis

Um projeto audacioso promete reduzir em 20 minutos o tempo de viagem e dar mais segurança aos cerca de dois milhões de motoristas que trafegam mensalmente no trecho Rio-Petrópolis da BR-040 (Rio-Juiz de Fora). A concessionária Concer duplicará 20km da pista de descida - a nova via será usada para a subida -, incluindo a abertura de um túnel de 5km, o maior do Brasil numa rodovia. A previsão é que obras comecem em março de 2011 e terminem até o fim de 2013, a um custo de R$ 670 milhões. A antiga subida será preservada e se transformará numa estrada parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e o lazer.
- O projeto vem ao encontro das necessidades do Rio para a Copa de 2014 e as Olimpíadas. Uma solução que vai beneficiar muita gente, com segurança e rapidez - diz o presidente da Concer, Pedro Jonsson.
A duplicação já estava prevista no contrato de concessão firmado em março de 1996. Os R$ 670 milhões poderão ser parcialmente financiados com recursos do BNDES. De acordo com o presidente da Concer, já existia verba destinada para fazer a nova subida da serra:
Em fase de elaboração do projeto executivo, a obra só depende da licença ambiental. A duplicação começará no km 102, em Xerém, e terminará próximo à Rodoviária de Petrópolis. As duas faixas de descida, sentido Rio, ganharão vias laterais e novas alças de acesso. De Xerém até o Belvedere, o traçado da duplicação acompanhará a atual estrada de descida, aproveitando áreas degradadas. A partir do Belvedere, só na subida, será aberto o túnel, cujo projeto original sofreu modificações por exigência do Ibama.
- Ele estava desembocando dentro da área de proteção do Tinguá - explicou o presidente da Concer.
Novo trajeto será 5 km mais curto
Ao longo dos 5 km do túnel haverá ventilação mecânica, acostamentos e galeria de interligação com a pista de descida. O túnel se estenderá por quase o dobro do Rebouças (2,8 km em duas galerias) e mais que o dobro do Covanca da Linha Amarela (2.187 metros). Segundo Jonsson, o túnel foi a solução de menor impacto ambiental.
- E, apesar da extensão, será menos claustrofóbico do que o Rebouças, por exemplo, onde o tráfego é mais pesado - afirma.
Na saída do túnel, haverá um novo acesso para Petrópolis, e a estrada ganhará um marco arquitetônico: um viaduto estaiado (sustentado por cabos de aço) no trecho final da nova subida da serra. Outra novidade é que o atual pedágio, hoje no km 104, será transferido para o km 102.
- A mudança resolve a situação dos moradores de Xerém, que não precisarão mais passar pelo pedágio para para ir até o centro de Caxias. Eles já não pagavam porque tinham passe livre - disse Jonsson.
Segundo a Concer, o cronograma inicial da obra previa sua realização entre 2001 e 2006. O projeto sofreu revisões em 2000 e o cronograma de execução da nova subida da serra foi transferido para o período de 2017 a 2020. Numa segunda revisão, ainda de acordo com a concessionária, a obra passou para o período de 2012 a 2015. Uma terceira mudança fixou o atual período, entre 2011 e 2013, com redução de um ano para a execução de toda a obra, levando-se em conta o aumento do fluxo de tráfego no trecho e a proximidade da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Bovespa terá índice para redução de emissões de CO2

A Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) terá, até o fim do ano, um índice que contemplará com peso maior ações de empresas com taxas baixas de emissão de dióxido de carbono (CO2). O Índice Carbono Eficiente (ICO2) será lançado em dezembro e visa a estimular a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
“O índice tem como objetivo trazer o item da mudança climática para dentro das empresas por meio de instrumento econômico, que é a bolsa [de valores]”, explica a diretora de Sustentabilidade da BM&FBovespa, Sonia Favaretto.
Segundo ela, 45 empresas cujas ações estão entre as mais negociadas na bolsa foram convidadas a integrar o índice. Quem aceitar terá que enviar à BM&FBovespa um inventário das emissões.
O gerente de Produtos Ambientais, Energia e Metais da BM&FBovespa, Guilherme Fagundes, disse esse índice será comparado com o de outras empresas do mesmo setor. Se a empresa listada no ICO2 tiver menos emissões que as outras, ganhará maior participação na formação do índice.
“Se eu tinha 5% do índice e passei a ter 6,5%, o investidor que aplicar no ICO2 estará investindo mais na minha ação do que estava antes”, explicou Fagundes sobre o mecanismo de incentivo à redução de emissões.
O gerente disse ainda que a criação do ICO2 é um parceria entre a BM&FBovespa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, o banco de fomento será o responsável pela criação de um fundo de investimentos referenciado no ICO2. Esse fundo terá cotas negociadas na BM&FBovespa. Portanto, investidores que levam em conta a sustentabilidade das empresas em que aplicam seu dinheiro poderão comprar cotas desse fundo e estimular também a redução das emissões.
Fonte: Agência Brasil
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Febre aftosa: vacinação vai até final do mês
O secretário explica que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido - como bovinos, suínos, caprinos e ovinos – e a vacina deve ser aplicada de seis em seis meses. A primeira fase aconteceu em maio.
Sintomas da doença
A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção. O vírus ataca a boca, língua, estômago, intestinos, pele em torno das unhas e na coroa. No início, febre com papulas que se transformam em pústulas (cheia de líquido purulento), em vesículas, que se rompem e dão aftas na língua, lábios, gengivas e entre os cascos. O animal baba muito e tem dificuldade de se alimentar, e às lesões entre os cascos dificulta sua locomoção.
Nos dois primeiros dias, a infecção progride pelo sangue produzindo febre; depois aparecem as vesículas na boca e no pé. Também surgem nas tetas. Então a febre desaparece, porém, a produção de leite cai e aparece a mamite com todas as suas graves consequências. A doença também pode provocar abortos.
Em um rebanho contaminado pela febre aftosa, a morbidade é muito alta. Os animais mais afetados são os bezerros em fase de amamentação, pois ao se alimentarem em uma vaca contaminada pelo vírus da aftosa, podem morrer, por não terem desenvolvido ainda imunidade suficiente contra a doença. A mortalidade de maneira geral não é alta e considerada até rara, porém, os suínos e os animais jovens doentes podem morrer de forma rápida, se estão muito debilitados.
A SMMAAA mantém à disposição dos pecuaristas e agricultores um núcleo de atendimento no distrito de Xerém. Os interessados devem se dirigir à Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, próximo a Biblioteca Municipal de Xerém, ou ligar para 2679-4292.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Brasil reciclou 98,2% das latas de alumínio durante 2009

O Brasil atingiu, em 2009, mais um recorde de reciclagem de latas de alumínio. Foram reutilizadas 98,2% das latinhas vendidas. Ou seja: das 202,5 mil toneladas de alumínio vendidas, foram recicladas 198,8 mil toneladas. A informação foi divulgada no final de outubro pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).
Na comparação entre 2009 e 2008, a quantidade de latas recicladas aumentou 19,9%. Em 2008, foram reutilizadas 91,6% das latas vendidas pela indústria (cerca de 165 mil toneladas). É possível que esse movimento acompanhe o crescimento das vendas de latinhas, já que, de acordo com a Abralatas, o índice de comercialização desse tipo de embalagem não parou de crescer nos últimos cinco anos. No primeiro semestre de 2010, com o estímulo da transmissão da Copa do Mundo, foram compradas 21,8% a mais de latinhas que no mesmo período de 2009 — e, no segundo semestre, a previsão é que haja um aumento de mais dez pontos percentuais.
“Se toda coleta de latas fosse feita por uma empresa só, ela estaria entre as mil maiores do país”, complementou Henio de Nicola, presidente da Abal. Em 2009, a reciclagem das latas de alumínio movimentou R$ 1,3 bilhão ; desse total, R$ 382 milhões foram gerados só com o trabalho de coleta do material.
Com a reciclagem do alumínio das latas, também foram economizados 2,9 mil gigawatts-hora (GWh), quantidade de energia capaz de atender à demanda anual de uma cidade como Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que tem 1,2 milhão de habitantes.
Fonte: Globo Rural Online, com informações da Agência Brasil
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Moradores de Xerém deixarão de pagar pedágio na Washington Luiz



Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC