quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Reserva Biológica do Tinguá


Debruçada sobre os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Miguel Pereira e Petrópolis, a Reserva Biológica do Tinguá possui uma área de proteção Integral de 26 mil hectares de extensão. Esse importante bioma de Mata Atlântica foi estabelecido pelo Decreto Federal 97.780, de 23 de maio de 1989.
Seus mananciais abastecem parte do Rio de Janeiro e quase 80% da Baixada Fluminense. Apresenta uma fauna bastante diversificada, com 296 espécies de aves, o menor anfíbio do mundo, o sapo pulga (foto abaixo), com cerca de 1 cm de comprimento, grandes mamíferos, como a onça-parda e outras espécies ameaçadas de extinção.


Sua flora abriga jequitibás, sapucaias, guapuruvus, jatobás, e quaresmeiras são encontradas, bem como orquídeas em grande abundância. O conjunto é responsável também pelo volume de chuvas que irrigam as terras da Baixada Fluminense.

Fonte: PMDC

3 comentários:

  1. preciso de mais informações sobre a biodiversidade nesta reserva, no município de Nova Iguaçu. Sou professora nesse município e gostaria de trabalhar sobre o respeito à Natureza partindo de algo significativo: a flora e a fauna do município onde os alunos vivem.

    ResponderExcluir
  2. A Rebio Tinguá tem sido responsável pelo abastecimento de água de milhares de pessoas desde que o sistema da Tijuca entrou em colapso devido ao desmatamento na época do império. Há que mobilizar as populações das áreas de influência direta desta unidade de conservação em Caxias para que as mesmas venham a conhecer e entender as espicificidades dos recursos hídricos e dos serviços ambientais que a floresta nos coloca a disposição todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. não me ajudou em muita coisa

    ResponderExcluir