quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dicas para economizar água

Quase 20% da população do planeta (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso à água potável

1 Vasos sanitários com caixa acoplados utilizam 6 litros de água por descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem ainda um duplo botão para 3 e 6 litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade.
2
Aquela água que sai da máquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço.
3
Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? E que nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?
4
Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, você está desperdiçando dinheiro e água.
5
Uma boa saída para economizar água é fazer uso de aeradores, aquelas peneirinhas instaladas nas torneiras e até no chuveiro. Eles introduzem ar, o que proporciona uma sensação de maior vazão e um fluxo mais intenso, mais diminui o consumo de água.

6 Assim como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, ensaboar a louça com água limpa escorrendo na pia é puro desperdício.
7
Instalando medidores individuais de água é possível incentivar a redução do consumo. Investir na construção de cisternas facilita a captação e o aproveitamento da água das chuvas.


Fonte: Manual de Etiqueta 2.0/Planeta Sustentável/Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário