segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Prefeitura fiscaliza comércio ilegal em cachoeira de Xerém

O lixo acumulado da região foi retirado

Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos de Duque de Caxias, com apoio de agentes da Secretaria de Meio Ambiente, estiveram esta semana em diversos trechos de cachoeira do Rio do Registro, em Xerém, para coibir o comércio irregular e retirar o lixo acumulado no local. A região está localizada dentro da Reserva Biológica de Tinguá, cuja responsabilidade e fiscalização pertencem ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas os agentes municipais lá estiveram para cumprir uma intimação do Ministério Público Federal.

A primeira etapa da operação ocorreu na quarta-feira, 3 de fevereiro, para identificar o comércio ilegal e notificar aqueles que estivessem com barracas estabelecidas e que elas seriam desmontadas no dia seguinte, dando tempo para que pudessem retirar seu material. Foram identificadas cerca de 30 barracas – algumas delas utilizadas por seus donos como moradia. Todas as barracas foram destruídas e o entulho resultante retirado do local. A segunda etapa ocorreu nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, quando uma equipe do Departamento de Limpeza Urbana, composta de 20 agentes, esteve no local retirando o lixo acumulado em diversos pontos da região.


Cerca de 30 barracas foram desmontadas
Os fiscais presentes na quarta-feira identificaram um problema que não foi relatado pelo inquérito do Ministério Público: o estreito acesso ao Rio do Registro, feito a partir do final da Rua João Aires, estava sendo utilizado como trilha por motociclistas, colocando em risco a vida dos banhistas que usam a passagem. Os fiscais então instalaram na quinta-feira uma barreira para impedir o acesso de motocicletas, mas ela foi arrancada depois que os agentes municipais deixaram o local. Fiscais florestais da Secretaria do Meio Ambiente permaneceram no acesso nesta sexta-feira para impedir o acesso de motos e uma nova barreira será instalada no local.


A barreira de motos instalada foi arrancada
Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Edmilson Muniz/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário