sábado, 19 de julho de 2014

Sociedade civil lança agenda de propostas sustentáveis aos candidatos de 2014


A Agenda Brasil Sustentável que foi lançada em 25/06, em São Paulo, é um movimento apartidário e tem como objetivo colaborar com a formulação dos planos de governo na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Sendo assim, está sendo desenvolvido um documento que contou, até o momento, com a colaboração de 25 organizações da sociedade civil, entre elas, o ISA (Instituto Socioambiental), Instituto Ethos, Fundação Avina, Abong, Rede Nossa São Paulo, entre outras.
E o mais interessante é que qualquer cidadão, seja ele ligado a uma organização ou não, poderá contribuir com propostas que ampliarão o documento já pronto mas aberto a novas colaborações.
As propostas foram desenvolvidas sobre sete eixos estratégicos: respeito aos limites do planeta; redução da desigualdade de renda; integridade e transparência; economia para a sustentabilidade; reforma política e fortalecimento da democracia; valorização do trabalho e gestão pública.
A última versão do documento pode ser acessada na íntegra e contém os sete eixos estratégicos.
“A grande diferença desta edição é que o documento não terá adesão de nenhum candidato, será totalmente apartidário. O que queremos é que eles nos apresentem metas que correspondam às demandas colocadas no documento. Fora isso, tem a nossa disposição para monitorar como os candidatos estão cumprindo as promessas, ter um diálogo programático entre a sociedade civil e o governo”, relatou Gláucia Barros, diretora da Fundação Avina no Brasil.
Esse monitoramento será feito através do site ‘De Olho nas Promessas’, ainda em construção, que terá vários mecanismos que irão interagir com essa agenda. Também serão registradas todas as promessas de candidatos à luz do que foi proposto pelo documento. As redes sociais já estão em pleno funcionamento para divulgação do movimento. Pelo Twitter e Facebook os internautas já podem compartilhar informações.
COMO DEIXAR SUA COLABORAÇÃO
Qualquer cidadão ou organização poderá fazer formalmente sua colaboração a partir do e-mailagendabrasilsustentavel@gmail.com.
Entre os próximos passos, além de ampliar ao máximo o número de adesões, o objetivo é entregar o documento às lideranças de campanhas e candidatos em setembro, assim como, estimulá-los a firmar os compromissos que mais tarde serão monitorados pela sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário