quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CAXIAS SE TORNA REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA


Caxias terá maior Centro Biológico da America Latina

O secretário Samuel Maia (Centro) e Pablo Garcia (E) e João Evani, do INMETRO
O município de Duque de Caxias vai ganhar o Centro Biológico mais avançado da América Latina. O Centro Brasileiro de Materiais Biológicos (CBMB) vai ser construído em Xerém, no quarto distrito, em parceria com Instituto Nacional de propriedade Industrial (INPI) e faz parte do acordo feito com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Para que o projeto seja iniciado o mais breve possível a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento entregou na quarta-feira ao INMETRO a Licença Prévia que autoriza o início das obras. O CBMB será inaugurado em 2014. A licença foi entregue ao chefe do Serviço de Obras e Projetos o INMETRO, Pablo Garcia, pelo secretário Samuel Maia.
O CBMB será construído em uma área de 3.167 metros quadrados e na primeira fase serão investidos R$ 11,5 milhões. O centro, pelo projeto, funcionará como reserva de todas as linhagens de microorganismos (bactérias, fungos filamentosos e leveduras) e de células animais, já depositadas em coleções de culturas estratégicas para o desenvolvimento industrial do país.
Para o presidente do Inmetro, João Jornada, “Esta é uma iniciativa muito importante para o país, construir o Centro Biológico mais avançado da América Latina, com aplicação das mais modernas técnicas de armazenamento de cultura para bancos de DNA, vírus, bactérias e células tronco”.
“O centro é fundamental para preservar o conhecimento gerado no Brasil, garantir o retorno das pesquisas e estimular ainda mais a inovação em biotecnologia”, afirma o presidente do INPI, Jorge Ávila. Segundo ele, não há, atualmente, nenhuma instituição em toda América Latina que seja autorizada pelo INPI para esta finalidade de patentes. Isso obriga os depositantes nacionais a manterem o seu material em instituições fora do Brasil e da América Latina. “A proposta do CBMB é solucionar esse problema”, destacou Jorge Ávila.
Para o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, Duque de Caxias vem crescendo a passos largos. Nos últimos três anos, importantes empresas se instalaram, ampliaram suas áreas e estão em construção no município. O CBMB em Xerém vai elevar mais ainda o nome da cidade. Grandes obras foram licenciadas pela Prefeitura como da rede D’Or que está construindo um grande hospital no bairro 25 de agosto, ampliação das Casas Bahia e da Refinaria Duque de Caxias e para a construção da indústria Brasalpa. Com isso, milhares de empregos foram e serão criados aproveitando grande parte da mão-de-obra local, qualificada para as funções oferecidas pelas empresas.
“Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta Duque de Caxias com crescimento anual de 13%, acima da média nacional”, comemora Samuel Maia.
O CBMB será erguido em Xerém e será o mais avençado da America Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário