sexta-feira, 4 de maio de 2012

Duque de Caxias reconhece Fórum de Economia Solidária



Samuel Maia e Jorge Amorelli se reuném com membros do Fórum
Criado em julho de 2004, o Fórum de Economia Popular Solidária de Duque de Caxias (FEPS/DC) vai ser reconhecido oficialmente pelo governo municipal. Durante reunião realizada nesta sexta-feira, 5 de maio, na sede da Prefeitura, com o vice-prefeito Jorge Amoreli, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, e membros do FEPS foram acertadas várias questões importantes. Também foi discutida a criação de bancos comunitários em outros bairros. O primeiro foi inaugurado em setembro do ano passado no bairro Saracuruna e tem sua própria moeda, o “Saracura”, aceita por mais de 80 comerciantes da região. Os descontos nas compras variam de 5% a 10%.
O reconhecimento oficial do FEPS será feito através de Decreto do prefeito José Camilo Zito. Também foi oferecido um local para sede do centro de referência, espaço que será usado para formação e comercialização. Também foi acertada a realização de uma feira uma vez por mês na Praça Roberto Silveira com a participação de artesãos, produtores rurais e orientadores de atividades econômicas de produção.
Economia Solidária é definida como de autogestão, voltada para o desenvolvimento de atividades econômicas de produção. No movimento não existe a figura do patrão. Todos os integrantes, associações, grupos e cooperativas são donos e trabalhadores. Do encontro participaram a assistente social Ana Paula Correia, do CDVida (Centro de Defesa da Vida), Amadeu Vila, membro do Fórum e um dos gestores do Banco Comunitário de Saracuruna, Maria José Silva, Maria Luiza Oliveira e Crislândia Morais, também do FEPS/DC.
Maia e Amorelli: apoio a economia solidária
Para o FEPS, a economia solidária é um jeito de pensar e realizar o desenvolvimento, onde as dimensões culturais, étnicas e ecológicas são valorizadas e estão presentes em suas ações e projetos. “Cooperação, autogestão e solidariedade são proncípios da economia solidária, movimento do qual participam empreendimentos, gestores públicos, instituições de assessorias, universidades, incubadoras, movimentos sociais, entre outros segmentos”, destacou Ana Paula Correia no documento entregue ao secretário Samuel Maia.
Ficou acertado anda, que representantes do FEPS visitarão nos próximos dias um imóvel localizado em uma área junto à Avenida Presidente Kennedy, no bairro Vila Rosário, onde já funcionou a Secretaria de Meio Ambiente e foi cedida à Prefeitura pelo Centro Panamericano de Febre Aftosa. Se a oferta foi aceita, o prédio poderá ser transformar no Centro de Referência do FEPS.
Ana Paula Morais e Maria José da Silva destacaram ao fim da reunião o avanço no sonho do FEPS de ser reconhecido e ter uma sede, graças a boa intenção do governo municipal e o empenho do secretário Samuel Maia.
Maria José e Ana Paula, da FEPS: realização do sonho de ser reconhecido


Texto: Paulo Gomes
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário