quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Convênio tornará Caxias exemplo de sustentabilidade ambiental

Florival Alves, da Setranduc, Samuel e Lélis observam Zito assinando o Convênio

A Prefeitura de Duque de Caxias, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Duque de Caxias (Setransduc) assinaram nesta quarta-feira, 25 de janeiro, no auditório da Setransduc, o Transporte Mais Sustentável - um convênio de cooperação técnica para estimular o desenvolvimento sustentável no setor de transportes urbanos do município. “Este é um convênio importante para a cidade, para a preservação do meio ambiente e para o aumento da qualidade de vida de nossa população”, ressaltou o prefeito José Camilo Zito.

Com este convênio, de acordo com o presidente da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira, Duque de Caxias reforça a posição de destaque que já ocupa entre os municípios com políticas de sustentabilidade ambiental no estado. “Entre as grandes cidades do Rio de Janeiro, apenas três possuem convênios como este, que visa à redução da poluição com políticas voltadas para os transportes de massa: a capital, Niterói e Duque de Caxias. A cidade se tornou referência para outras do Estado e do país”, disse Lélis, que destacou a relação de carinho que possui com o município. “Trabalhei aqui durante anos como diretor da fábrica de carrocerias de ônibus Ciferal, em Xerém. Por isso, é um prazer ver o crescimento desta cidade”, disse.

O convênio foi assinado no auditório do Setransduc

O presidente Lélis falou sobre as ações previstas do convênio. “Iremos controlar a emissão de poluentes dos ônibus e a qualidade das instalações das garagens das empresas, que devem estar adequadas às normas ambientais da cidade e do Estado. Os aprovados vão ganhar o selo Verde nos ônibus. Este é um processo transparente de controle, que poderá ser acompanhado por toda a população, identificando os veículos e empresas aprovadas pelo selo em seus parabrisas”, disse Lélis, que também falou que a redução dos ruídos emitidos pelos ônibus, diminuindo a poluição sonora, é outro objetivo do convênio, que terá a duração de quatro anos.

Setranduc doa ônibus para secretaria

Durante o evento, o Setranduc doou um ônibus para a Secretaria do Meio Ambiente utilizar no Programa Guarda Mirim Ambiental e em suas Caravanas Ecológicas. “Sabíamos da necessidade da Secretaria de Meio Ambiente e resolvemos dar nossa contribuição. O sindicato procura sempre estabelecer parceria com a Prefeitura e dar nossa parcela para auxiliar no desenvolvimento da cidade”, disse José Carlos Machado, presidente da Setranduc.

Ônibus doado pelo Setransduc para a Secretaria do Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente falou sobre os projetos que serão beneficiados pelo veículo doado. “Com a Guarda Mirim oferecemos cidadania, consciência ecológica, escotismo, conhecimento sobre história da cidade e a ampliação de socialização. As crianças que passam pelo projeto se tornam multiplicadoras de informação. O programa já foi estudado por pesquisadores e apresentado na Amazônia como uma experiência de sucesso. As Caravanas Ecológicas levam nossa equipe para unidades de ensino do município onde damos palestras sobre gestão de resíduos e doamos mudas para replantio. Com esse ônibus, mais alunos poderão fazer nosso curso de Guarda Mirim e nossa Caravana irá visitar mais unidades de ensino”, concluiu Samuel.

Após o evento, o prefeito Zito foi conhecer o ônibus doado para a Secretaria do Meio Ambiente e aprovou o veículo. “Agradecemos a Setransduc, com quem sempre tivemos uma boa parceria. Conseguimos com as empresas de ônibus do município o passe livre para os estudantes sem qualquer ônus para a Prefeitura. O mesmo aconteceu com nosso projeto “Tarifa Companheira”, onde os ônibus municipais cobram metade do preço da passagem nos domingos e feriados, sem custo algum para os cofres públicos”, declarou Zito.

Samuel Maia e Zito foram conhecer e aprovaram o ônibus doado



Texto: Vinicius Marins

Fotos: George Fant


2 comentários: