quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Catadores de Jardim Gramacho são cadastrados no CadÚnico

Samuel Maia,Tião Santos , Larissa

Em virtude do encerramento das atividades no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, ainda no primeiro semestre de 2012, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH), através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Gramacho, estará promovendo, no período de 23 de janeiro a 16 de fevereiro, a atualização e o cadastramento dos catadores no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Para isso, estão sendo realizadas reuniões e grupos de trabalho com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Renda e Meio Ambiente do município e do Estado do Rio de Janeiro, além da iniciativa privada. O atendimento acontecerá das 8 às 17hs, no CRAS do bairro.

O objetivo deste cadastramento é implementar ações sociais voltadas para os grupos de catadores e seus familiares, assim como aos moradores da área. Serão administrados orientações sobre inserção no CadÚnico, o registro de documentos e encaminhamentos diversos. Tudo sob a orientação da equipe técnica do CRAS do Jardim Gramacho. O Cadastro Único pretende, através dos dados coletados, formular e implementar políticas específicas de atuação junto ao público alvo, com o intuito de reduzir a vulnerabilidade e desenvolver as potencialidades deste grupo social.

A SMASDH trabalha, também, para a realização do Fórum Comunitário de Jardim Gramacho, que reunirá representantes da Associação dos Catadores, da empresa Nova Gramacho, da Fundação Leão XIII, da Caixa Econômica Federal e do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS). As estratégias para a realização do evento estão sendo acertadas em reuniões com os atores envolvidos, tendo como contexto especifico as necessidades do bairro Jardim Gramacho. A meta é, além de atender às diversas situações dos catadores do aterro, contribuir com o desenvolvimento urbano, socioeconômico e ambiental do bairro.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, através da SMASDH articulada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento em conjunto com Empresa Novo Gramacho, Secretaria de Estado e Ambiente, Centro de Estudos Socioambientais Pangea e a Fundação Banco do Brasil. O CRAS de Jardim Gramacho fica na Av. Pistóia, s/n, Jardim Gramacho, próximo ao CIEP 218 Ministro Hermes de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário