quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Inaugurado em Duque de Caxias primeiro - Centro de Educação Ambiental do Estado


Fotos Geoge Fant
Jornalista Paulo Gomes
            Obra Linda!
Samuel Maia fala no evento
 
Foi inaugurado nesta quinta-feira, 27 de dezembro, no terceiro distrito de Duque de Caxias, o primeiro Centro Público de Referência em Educação Ambiental do estado (CREIA), parte integrante da Reserva Biológica Municipal do Parque Equitativa. O CREIA conta com audioteca, biblioteca, copa, três banheiros e local para realização de palestras, além de área para cursos ao ar livre. O Centro foi batizado com o nome do ex-secretário de Comunicação e Eventos do município falecido recentemente, Luiz Carlos dos Santos. Mais conhecido como Luca, ele dedicou grande parte de sua vida à atividades culturais e ambientais.
 
O CREIA vai abrigar as sedes dos conselhos municipais de Meio Ambiente e Agricultura e o Fórum de Economia Solidária. O ato contou com a presença da mãe do homenageado, dona Maria Martins dos Santos; dos irmãos Mário e Márcia dos Santos; e do cunhado de Luca, Cremilson. Na ocasião, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, destacou o trabalho do amigo Luca e suas qualidades como poeta, músico e defensor da cultura e do meio ambiente em Duque de Caxias.

Maia falou de seu trabalho à frente da sua secretaria, destacando realizações como a criação da primeira Reserva Biológica Municipal do estado, a Rebio Equitativa, e a criação do Parque Municipal da Caixa D’Água, em Jardim Primavera. Em parceria com a iniciativa privada, criou a Fábrica de Floresta, do projeto Ciclo Verde, e implantou lonas ecoculturais no bairro Vila São Luís e no Museu Vivo São Bento deixando já programada mais duas sobre a responsabilidade do COMDEMA e Fórum de Economia Solidária!

As chaves da CREIA foram entregues ao professor Edson Moura, secretário executivo do conselho gestor da Rebio Equitativa. O evento contou com a presença de membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura; do conselho gestor da Rebio Equitativa; do Fórum de Economia Solidária; de lideranças comunitárias da região e de agentes do Batalhão de Duque de Caxias e da Patrulha Ambiental Civil. Todos elogiaram o trabalho do secretário Samuel Maia e agradeceram a construção do CREIA.
Edson disse que na gestão de Samuel Maia foi possível a aproximação das comunidades ao poder público. “Nesse quatro anos houve contato e diálogo com as autoridades municipais. Foram criados os Conselhos de Meio Ambiente e de Agricultura, além de outras reservas ambientais”, lembrou o professor, que mora no bairro Parque Equitativa há mais de 30 anos.
Cíntia Matos, do Fórum de Economia Solidária, agradeceu em nome dos artesãos a oportunidade vender seus produtos na Feira de Economia Solidária, realizada todos os meses na Praça Roberto Silveira. “Alem disso, temos, a partir de agora, um local digno e seguro para nossas reuniões”,ressaltou Cíntia Matos.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao melhor Secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias de todos os tempos!!!Probo, trabalhador, Realizador e Tecnicamente Competente!Mostra a sua Face e faz o debate em alto nível! Os que se escondem no anonimato são os corruptos que mamam nas tetas do município!Samuel Maia a Esperança da renovação política em Duque de Caxias!
    Movimento Popular de Duque de Caxias.

    ResponderExcluir
  3. Samuel Maia em sua gestão deixou uma realização em cada distrito de Duque de Caxias. Aprovou leis de defesa de meio ambiente, combateu os crimes ambientais, formulou e executou projetos em sua área, enfim, uma gestão sem retoques. Parabéns! ISEB

    ResponderExcluir
  4. Samuel Maia um nome sem compromissos com o passado, rabo preso no presente e esperança de renovação no Futuro próximo!Um Grande Gestor! COMDEMA

    ResponderExcluir