quinta-feira, 21 de junho de 2012

LIXO DE DUQUE DE CAXIAS É LEVADO PARA CTR NOVA IGUAÇU


O destino do lixo de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é o CTR de Nova Iguaçú. O aterro foi fechado no início de junho, depois de 30 anos em funcionamento. Os caminhões fazem o transbordo(Troca de Caminhão) do lixo e levam para o CTR.
A população comemorou o fechamento do lixão no inicio do mês. 
O engenheiro civil Otávio Taves , da Rastec  avaliou a situação da área. De acordo com o profissional, o armazenamento do lixo no galpão para transbordo, provisório, não oferece riscos à saúde tanto dos moradores quanto dos próprios funcionários do galpão. Segundo o especialista, os trabalhadores estão usando  botas, máscaras e luvas e o ambiente  tem uma ventilação boa.Apesar de não ter chovido nos últimos dias em Duque de Caxias, um trecho da Avenida Monte Castelo está encharcado, mas é herança dos 34 anos da existência do Aterro do Jardim Gramacho. Segundo moradores da região, a presença do líquido é permanente. Otávio Taves, nega que seja chorume. Disse que há coleta do líquido proveniente da decomposição do lixo e que segue as normas ambientais.  Estão melhorando a vizinhança, o ambiente. O trabalho começou no início do mês e  precisa de um pouco mais de tempo para a coisa fluir melhor. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autorizou a operação.

3 comentários:

  1. O remediado não é definitivo! É certo que o sistema de Transbordo deve ser administrado 24 horas por dia para que não ultrapasse sua capacidade. O problema é que o volume atribuído ao transbordo tem ultrapassado ao limite de operação, o que vem preocupando os moradores. Deve ser cobrada a Secretaria do meio Ambiente de Duque de Caxias a fiscalização e acompanhamento monitorado deste sistema de Gestão de Resíduos e que sejam emitidos laudos frequentes ao Órgão Inea, já que segundo a matéria autorizou a Operação. Existe uma maneira adequada de gerenciar o resíduo sólido urbano, "lixo", mas apesar de muita insistência de Nossa Empresa B&G EMPREENDIMENTOS/B&G AMBIENTAL que deseja colaborar com a Cidade, diante da Secretaria do Meio Ambiente e alguns Secretários e amigos do Prefeito, não foram colocadas em prática ou mesmo contemplaram um Projeto que é tido como referencia na área Ambiental e de Gestão de Resíduos. Walter Gama Barboza CEO de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho com um grupo de investidores. Algum tipo de negócio que possamos fazer para "ajudar" ???

      Excluir
  2. Trabalhei nos governos de Moreira Franco e Leonel Brizola nesta área ambiental e conheço bem Duque de Caxias e tenho um Projeto que vai dar mais Sustentabilidade ao Município. Estou à disposição para conversar e quem sabe integrar esta equipe para desenvolver um bom trabalho. Cordiais saudações. Sérgio Batista.

    ResponderExcluir