terça-feira, 12 de junho de 2012

Meio ambiente reúne estudantes e comunidade em praça


Aluna da Guarda Ambiental Mirim escolhe seus livros
Estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Duque de Caxias, junto com representantes de comunidades do segundo distrito de Duque de Caxias, comemoraram nesta terça-feira, 12 de junho, o Dia do Meio Ambiente, lembrado, no dia 6 e adiado foi por causa das chuvas. O tempo bom com muito sol pela manhã contribuiu para a empolgação dos participantes no evento, realizado na Praça Frei Monsueto (conhecida como Praça do Rotary). O secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, conversou com estudantes e moradores e deu posse aos membros dos membros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal da Caixa D’Água, em Jardim Primavera.
No espaço da área de lazer reinaugurado há poucos dias foram realizadas atividades de dança, música e brincadeiras com estudantes do projeto Guarda Ambiental Mirim, do Parque Natural da Taquara. As exposições de fotos dos parques naturais do município e de trabalhos escolares sobre o meio ambiente chamaram a atenção dos moradores que passaram pelo local. Também houve distribuição de livros. A secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores da Mata Atlântica e coordenou a caminhada ecológica por trilhas do Morro da Caixa D’Água.
Entre as atividades estava uma exposição de fotos e de trabalhos infantis
Do Conselho Gestor do parque participam representantes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, de Educação, de Cultura e Turismo, de Transporte e Serviços Públicos, de Obras e Urbanismo, e de Planejamento. Da sociedade civil organizada participam representantes da Associação das Indústrias do Capivari, da Ong Prima-Verde – Ecologia Social, GERA – Grupo de Estudos e Recuperação Ambiental, da ASECAMPE - Associação das Empresas de Campos Elíseos, das Brigada Juvenil Águia Dourada, e da Escola Estadual Minas Gerais.
Durante o evento, o secretário Samuel Maia foi entrevistado pela Rádio Brasil Rural, que participará da Cúpula dos Povos da Rio + 20 e vai mostrar, em vídeo, o trabalho realizado no município em defesa do meio ambiente e sustentabilidade. A diretora da emissora, radialista Rosayni Batalha disse que Samuel Maia é um grande gestor ambiental. “Temos que respeitar homens como ele que são poucos no país a fazer esse trabalho”, destacou a profissional. Com ela participaram da gravação as radialistas e ambientalistas Helena e Iasmim.
O evento contou com apoio do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC) e da empresa Braskem estabelecida no pólo petroquímico de Campos Elíseos.
Samuel Maia e Gilberto dos Santos, membro do conselho
Samuel Maia e a equipe da Rádio Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário