quinta-feira, 7 de junho de 2012

Baixada se prepara para a Conferência Rio + 20



A Baixada Fluminense vai apresentar projetos sustentáveis para preservação do meio ambiente e debater soluções na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a “Rio + 20”, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio. As pautas serão apresentadas e discutidas no Seminário “Baixada a 1.000 na Rio + 20”, que será realizado no Mont Blanc Apart Hotel, em Duque de Caxias. Da conferência da ONU participarão os seis municípios membros do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos, formalizado no dia 31 de maio, em Nilópolis com a participação do secretário estadual de Meio ambiente Carlos Minc. Dele participam os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.
A primeira reunião visando o seminário foi realizada em Duque de Caxias nessa segunda-feira, 4 de junho, com a presença de vários secretários municipais de Meio Ambiente: Samuel Maia, de Duque de Caxias; Renato Rabello, de Nilópolis; e Zilto Bernardo, de São João de Meriti. Na terça-feira, 5 de junho, na universidade UNIABEU, em Nilópolis, o assunto voltou a ser discutido pelos secretários Samuel Maia, de Duque de Caxias, e Renato Rabello, de Nilópolis, que deram palestra para alunos do curso de direito. Desse encontro participou também Jorge Peta, que representou a secretária do Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli.
Nesta quarta-feira, 6 de junho, das 9h às 17h, as secretarias de Meio Ambiente participantes do consórcio intermunicipal estarão reunidas no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para os retoques finais de seus planos municipais de resíduos sólidos. Do grupo de Duque de Caxias participam também técnicos da Superintendência de Projetos Especiais (SUPRE).
O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, disse que na “Rio + 20” também será discutido o recentemente fechado Aterro Sanitário do Jardim Gramacho: a indenização dos catadores, o passivo ambiental deixado na cidade e a degradação daquela região, ocupada por cerca de 20 mil pessoas. “Os paises participantes do encontro internacional vão conhecer o que vem acontecendo de bom e ruim na Baixada Fluminense. A partir da “Rio + 20” temos certeza que as autoridades olharão com mais atenção à região que vem sofrendo há muitas décadas com problemas ambientais. O Seminário “Baixada a 1.000 na Rio + 20” é um marco na governança metropolitana do Rio de Janeiro”, disse Samuel Maia durante sua palestra em Nilópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário