sábado, 24 de março de 2012

Parque Estadual da Guanabara é apresentado em Caxias

Samuel Maia se reuniu com os arquitetos Gustavo Monteiro e Paulo Niemeyer

O arquiteto Paulo Sergio Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, esteve na quarta-feira, 22 de março, em Duque de Caxias, reunido com o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, e apresentou o projeto sobre a criação do Parque Estadual da Guanabara. A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito José Camilo Zito, contou também com as presenças dos arquitetos Gustavo Monteiro e Paulo Niemeyer.

O projeto apresentado mostra a criação de um parque com equipamentos públicos, museus, centros esportivos, locais para educação ambiental, ciclovias e praças, com vias próprias e independentes da rodovia Washington Luiz. A área, localizada às margens da Baía de Guanabara, começa na altura da linha vermelha e termina na divisa com Magé.

“Duque de Caxias vai deixar de ser uma cidade de fundo da Baía para se tornar uma cidade de frente para a Baía, com vista para o Cristo Redentor e para as montanhas. A cidade terá uma área nobre e isso só traz crescimento para o município e para o estado. Pra isso, precisamos do apoio dos poderes municipal e estadual”, destacou o arquiteto Paulo Niemeyer, durante a reunião.

“O prefeito Zito apoia este projeto. Já era desejo dele que essa área fosse protegida, e o parque, além de valorizar a nossa cidade e de ser uma opção de lazer para os duquecaxienses, é uma forma de preservação do meio ambiente”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente Samuel Maia. Com a criação do Parque Estadual da Guanabara, as áreas de mangue, de várzea e o aterro do Jardim Gramacho serão transformados em áreas de visitação.

O parque deverá ocupar tod o litoral de Caxias, do Rio de Janeiro a Magé



Texto: Amelia Cristina

Fotos: George Fant


4 comentários:

  1. muito bom ja era hora de um projeto deste porte para caxias

    ResponderExcluir
  2. Este parque é muito bem vindo sendo a única solução para a ocupação da area atual do aterro santitário do Jardim Gramacho.
    Qualquer outra ocupação da area de antigos aterros sanitários é definitivamente vedada para evitar possiveis futuros acidentes como aqueles que ocorreram no morro do Bumba em Niteroi e aquele que ocorreu no Shoping Center Norte em São Paulo.
    Uma eventual ocupação alem do parque publico, seria um campo de golfe o qual alem de valorizar a area poderia trazer alguma renda para a administração do parque

    ResponderExcluir
  3. É incrível pensar na oportunidade de ter um projeto deste porte sendo realizado em minha cidade. Desde pequeno fui muito ligado a essas questões ambientais. Sempre tive a cabeça bastante madura para a arquitetura. Com o tempo fui imaginando projetos deste tipo para a minha cidade. Moro bem no centro de Duque de Caxias e percebo que falta um parque ambiental. Existe um terreno imenso que acredito ser do exército. Alí daria para fazer um belo projeto, moderno, cosmopolita de um parque verde. E logo mais a frente tem um imenso terreno que daria para fazer um belíssimo porto, algo do tipo. Estou muito feliz por saber desta notícia. Sou jovem, tenho 18 anos, estudo publicidade por oportunidade mesmo que surgiu, pois sou verdadeiramente apaixonado por arquitetura e cinema. Estou muito feliz em saber que existem pessoas que pensam na natureza em minha cidade. Eu e alguns amigos ficaremos muitos felizes em poder ajudar. Pode contar com o nosso apoio. Me chamo Augusto Cezar, meu perfil no face é Augusto Wertz. Um grande abraço. :)

    ResponderExcluir