sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Retirada ilegal de árvore é crime ambiental

Horto Municipal produz mudas durante todo o ano
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) está alertando a população sobre retirada ilegal de árvores, que pode ser caracterizada como crime ambiental estando os infratores sujeitos às penalidades como multas e medidas compensatórias. Se a multa não for paga o morador será inscrito na dívida ativa do município. O órgão mantém a disposição da população atendimento Disque-Poda pelos telefones (21) 2773-6283 (de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial) e (21) 9191-9595 (nos finais de semana e feriados). No ano passado foram feitos 1.821 atendimentos para poda e retirada de árvores e plantadas 3.240 mudas no município.
O secretário Samuel Maia disse que o morador pode cortar até 30% de uma árvore. Se for necessário, por causa de riscos, será necessária autorização de um biólogo do órgão para retirada. Para cada árvore retirada o morador terá que plantar pelo menos duas na mesma região como medida compensatória.
“Se a árvore estiver junto à rede elétrica a poda tem que ser feita pelas empresas de energia, Light ou Ampla. Se apresentar risco de tombamento deve ser acionada a Defesa Civil do Município (0800-023-0199) ou o Corpo de Bombeiros (193)”, explica o secretário.
Samuel Maia planta árvore na Reserva Biológica do Parque Equitativa
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário