terça-feira, 24 de junho de 2014

Clipping sobre Equitativa



Passeio Ciclístico no Equitativa
A Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias chegou ao fim neste sábado (7/6), com a realização do passeio ciclístico no Parque da Taquara, da ação social no Parque Equitativa e do show com o grupo Tá na Mente e Leandro e as Abusadas em Santa Cruz da Serra. Durante toda semana a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento promoveu diversas atividades em diferentes pontos da cidade. Questões relacionadas ao tema foram debatidas, os parques tiveram uma programação especial para atender às crianças da rede municipal de ensino e no dia Mundial do Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi inaugurada a primeira praça sustentável de Caxias na região atingida pela explosão dos tanques de combustível da Petrogold em Jardim Primavera.

O secretário Luiz Renato Vergara participou da largada do passeio ciclístico no Parque da Taquara
“A proteção do meio ambiente é fundamental para todos nós. Por isso, essa foi uma semana especial, pois tivemos a oportunidade de incentivar a população a importância do uso e da preservação dos espaços naturais que temos em nossa cidade. A homenagem aos conselheiros na Câmara Municipal, a inauguração da praça sustentável, o passeio ciclístico e a ação social mostram que apesar de todos os problemas que enfrentamos, a prefeitura não deixa de trabalhar com transparência”, destacou o vice Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso.

Secretários e representantes das secretarias municipais acompanharam a ação social no Parque Equitativa

O secretário Luiz Renato Vergara, mostrou que não comanda a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento do gabinete e tirou sua bicicleta da garagem para participar dos sete quilômetros do passeio ciclístico entre o Parque da Taquara e o Equitativa. “É importante incentivar o uso das unidades de conservação da cidade, o uso do transporte alternativo, o estilo de vida saudável. O morador de Duque de Caxias precisa conhecer melhor os parques do nosso município e usufruir deles”, frisou.
Para Vergara, o saldo dessa Semana do Meio Ambiente foi extremamente positivo. “Não tivemos gastos de recursos públicos, geramos debates sobre questões importantes como enchentes, Jardim Gramacho e o ordenamento urbano sustentável, inauguramos a primeira praça sustentável de Caxias, realizamos atividades com os alunos da rede municipal em nossos parques. Foi uma semana em que pudemos mostrar os resultados do trabalho que é feito diariamente pela secretaria”, concluiu.
Passeio ciclístico e Ação Social
Diversos ciclistas se reuniram no Parque da Taquara na manhã deste sábado (7/6), para participar da largada do passeio ciclístico até o Parque Equitativa. Entre eles, o jovem Marcelo Rodrigues, de 16 anos, que começou a pedalar há três incentivado pelo tio. “Sempre ia na casa do meu tio e pedia para ele para andar de bicicleta. Fui me empolgando e resolvi comprar uma bicicleta profissional. Geralmente ando nos fins de semana e nas folgas do trabalho e da escola. Acho muito importante eventos como esse que incentivam o uso da bicicleta”, disse o morador do centro de Caxias.
Ciclistas percorreram os sete quilômetros do passeio ciclístico entre o Parque da Taquara e o Equitativa
Palco da chegada do passeio ciclístico, o Parque Equitativa recebeu a Ação Social do Meio Ambiente que contou com os serviços oferecidos pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Defesa Civil, Fundec e Faetec. Moradora do local, Hélia da Silva Pereira, de 61 anos, elogiou a iniciativa. “Pela primeira vez vejo alguma ação por aqui. Estou adorando, sem tumulto e muito bem organizada. Está valendo muito a pena”, disse a aposentada, que aproveitou para levar uma muda de planta para casa.

Rafaela Reis presta atenção na história contada na oficina da secretaria municipal de Educação

Além do ambiente oferecido pelo parque, as crianças também puderam se divertir com as oficinas de contação de histórias e pintura livre oferecidas pelo Departamento de Programas e Projetos Educacionais e a Sala de Leitura da secretaria de Educação. Foi o caso da pequena Rafaela Reis da Silva, que fez um desenho para presentear a mãe, Percília Mariana da Silva, de 47 anos. “Minha filha está gostando muito. Ela adora pintar e essas atividades distraem um pouco ela. Aqui é muito afastado de tudo, por isso acho importante trazer esses serviços para perto da população”, elogiou a dona de casa, que aproveitou para tirar a 2ª via da carteira de identidade.

Shows de encerramento
À noite, os shows com o grupo de pagode Tá Na Mente e Leandro e as Abusadas no palco montado na Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra, agitaram o público e fecharam a Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias.

Shows do grupo de pagode Tá Na Mente e Leandro e as Abusadas em Santa Cruz da Serra encerraram a Semana do Meio Ambiente em Caxias
As secretarias de Políticas de Segurança, Serviços Públicos, Obras e Infraestrutura e Gestões Tecnológicas também deram apoio para a realização das atividades deste sábado.
Fonte: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1372:shows-passeio-ciclistico-e-acao-social-fecham-a-semana-do-meio-ambiente-em-duque-de-caxias&catid=35:noticias-da-meio-ambiente&Itemid=260






Secretário de Meio Ambiente Visita Reserva Biológica do Equitativa

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Luiz Renato Vergara, se reuniu nesta quinta-feira (27/3), com moradores do entorno da Reserva Biológica do Parque Equitativa, para ouvir as queixas e debater entre outros assuntos a demarcação da região, a ocupação da sede do parque, que o Comitê Gestor e os moradores irão definir, e o tipo de uso que deve ser dado àquela área que atualmente encontra-se em desuso.reunião 1
Sobre a denúncia de frequentadores de que no local vem ocorrendo a retirada ilegal da água, Vergara explicou que já acionou o Departamento de Fiscalização Ambiental da secretaria para realizar uma vistoria e verificar a reclamação.reunião 2
Outro ponto debatido foi em relação aos espaços utilizados pelas autoescolas. Segundo Vergara, foi solicitada uma reunião com o responsável do Departamento de Trânsito, da secretaria municipal de Políticas de Segurança, para discutir a realização de mudanças dos locais de treino.
Criada pelo Decreto Municipal nº 5.738, a Reserva Biológica do parque Equitativa possui uma área de aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados com uma rica biodiversidade, constituindo um valioso patrimônio natural.reunião 3
A administração da reserva fica a cargo da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e conta, também, com um conselho gestor formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil.
Fonte: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1198:quitava&catid=35:noticias-da-meio-ambiente&Itemid=260

Nenhum comentário:

Postar um comentário