sábado, 8 de junho de 2013

Samuel Maia da Palestra na Conferência das Cidades em Rio Bonito


Mesa de Abertura da Conferência

O município de Rio Bonito realizou nesta quinta-feira (06/6), a 1ª Conferência Municipal das Cidades no Espaço Ceccarelli, no Centro, abordando o tema "Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!". A conferência municipal, que servirá como etapa preparatória da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, abordou quatro eixos temáticos: saneamento, habitação, transporte e mobilidade urbana e políticas urbanas. Secretários municipais, vereadores, representantes de Movimentos Populares, entidades profissionais acadêmicas e de pesquisas, Organizações não Governamentais (Ongs), empresários e trabalhadores em geral participaram do evento.

A Conferência Municipal das Cidades é um espaço de interação entre representantes do poder público local e da sociedade organizada para debater questões fundamentais do desenvolvimento da cidade. O objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidadania.

“A Conferência das Cidades é uma oportunidade para a população debater e avaliar as ações, programas e projetos eleitos como prioridade, que atendam às necessidades das políticas locais de desenvolvimento urbano. As questões debatidas aqui tem que expressar a vontade popular. Além de produzir esse documento, temos, acima de tudo, cobrar para que seja colocado em prática”, afirmou a prefeita Solange Almeida.

Políticas Locais

Durante a Conferência Municipal das Cidades aconteceram palestras sobre Habitação, Saneamento, Políticas Urbanas, Transporte e Mobilidade, com a participação de representantes das secretarias de Estado de Habitação e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Governo do Estado.
“Essa é a primeira das três etapas da Conferência das Cidades. Os cidadãos irão debater as demandas locais com o objetivo de propor ideias e soluções democráticas para os problemas da cidade, com vistas a otimizar os resultados do encontro. ”, explicou o Palestrante Professor Samuel Maia, que arrebatou os presentes com uma linguagem de fácil entendimento e esclarecedora sobre os temas propostos..

Participantes riram de tiradas bem humoradas do Professor Samuel Maia

Ministério das Cidades

Nas reuniões municipais serão eleitos delegados que irão participar da Conferência Estadual, que acontece em setembro, de onde sairão os delegados para a etapa nacional. Na Conferência Nacional, programada para novembro, em Brasília, deverão ser aprovadas as propostas de ação, programas e projetos que o Ministério das Cidades vai priorizar nos municípios entre 2014 e 2016, abrangendo áreas como a formalização de convênios e disponibilidade de recursos federais para habitação, saneamento e mobilidade urbana.

Um comentário:

  1. Faltou citar a fonte da foto , do Newton Almeida . Desejo sucesso.
    Newton Almeida

    ResponderExcluir