segunda-feira, 10 de junho de 2013

Símbolos da JMJ se despedem de Duque de Caxias



Centenas de pessoas fizeram questão de poder tocar e rezar perto dos símbolos como uma forma de guarda para recordação esse momento tão importante.

                                

Após seis dias percorrendo as paróquias de Duque de Caxias, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora se despediram do município no início da tarde deste domingo (9/8), seguindo para Magé.
Antes de deixarem a cidade, a Cruz Peregrina e a imagem de Maria passaram pela Catedral de Santo Antônio e pela Paróquia Imaculada Conceição, onde ficou durante a realização da missa celebrada pelo bispo da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, Dom Tarcísio Nascentes. Fiéis lotaram a igreja e, no final, fizeram uma longa fila para poderem fazer uma última oração diante dos símbolos.
A peregrinação dos símbolos da JMJ, que irá acontecer entre os dias 23 e 28 de julho, está chegando ao fim. Ela começou em 2011, logo após a última Jornada, realizada em Madrid, na Espanha. No estado do Rio de Janeiro, a Cruz e a imagem de Maria irão percorre ao todo oito Dioceses, terminando na capital.
Os Símbolos
Feita de madeira e com 3,8 metros de altura, a Cruz Peregrina foi entregue aos jovens em 1984, pelo Papa João Paulo II, que os pediu que a carregassem pelo mundo todo. Em 2003, o Santo Padre deu o ícone de Nossa Senhora. Desde então, os jovens cristãos carregam esses símbolos por diversos países, entre eles os da Europa, Cortina de Ferro, Ásia, África e América Latina. Em 1994 se tornou tradição os símbolos percorrerem as dioceses do país sede da Jornada Mundial da Juventude, como um meio de preparação espiritual para o grande evento de fé.
Ícone de Nossa Senhora
Um dos responsáveis por carregar o andaime do Ícone de Nossa Senhora na celebração  da Missa de sábado na Praça do Pacificador e um dos três representantes na 1 ª JMJ, em Buenos Aires na Argentina, o Professor  Samuel Mais, membro da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Duque de Caxias estava emocionado. "É o momento de dizemos Sim a Civilização do Amor!" , afirmou Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário