Paulo Gomes
Trinta agricultores de Duque de Caxias estão sendo capacitados para trabalhar na Feira Agrícola que vai funcionar no primeiro semestre no bairro Saracura, no segundo distrito. O curso, iniciado terça-feira,13 de novembro, será ministrado às terças e quintas-feiras pela manhã, até fevereiro na sede no Centro Comunitário de Piranema, no quarto Distrito da cidade.
A feira faz parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o município e o Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – EMATER/RJ, do Departamento de Segurança Alimentar (DESANS) e o Fórum de Economia Solidária.
Durante o curso, os plantadores da zona rural do município aprenderão técnicas de comercialização, qualidade de atendimento, cooperativismo, acondicionamento de produtos, certificação, além de tirarem dúvidas sobre técnicas de manejo.
Com a qualificação os produtores terão condições de oferecer seus produtos, cultivados sem o uso de agrotóxicos, frescos e em alguns casos limpos, como aipim, que pode ser vendido sem casca, embalados com total higiene. Os vendedores trabalharão roupa padronizada, facilitando sua identificação como agricultor.
Para o secretário Samuel Maia, “O trabalho realizado com os agricultores de Duque de Caxias serve de modelo para que o Estado invista mais nesse setor, pois o retorno é garantido. Além disso, serve para fixar o homem no campo, gerando renda e qualidades de vida”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário