domingo, 18 de novembro de 2012

Duque de Caxias capacita agricultores

Paulo Gomes
Trinta agricultores de Duque de Caxias estão sendo capacitados para trabalhar na Feira Agrícola que vai funcionar no primeiro semestre no bairro Saracura, no segundo distrito. O curso, iniciado terça-feira,13 de novembro, será ministrado às terças e quintas-feiras pela manhã, até fevereiro na sede no Centro Comunitário de Piranema, no quarto Distrito da cidade.
A feira faz parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o município e o Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – EMATER/RJ, do Departamento de Segurança Alimentar (DESANS) e o Fórum de Economia Solidária.
Durante o curso, os plantadores da zona rural do município aprenderão técnicas de comercialização, qualidade de atendimento, cooperativismo, acondicionamento de produtos, certificação, além de tirarem dúvidas sobre técnicas de manejo.
Com a qualificação os produtores terão condições de oferecer seus produtos, cultivados sem o uso de agrotóxicos, frescos e em alguns casos limpos, como aipim, que pode ser vendido sem casca, embalados com total higiene. Os vendedores trabalharão roupa padronizada, facilitando sua identificação como agricultor.
Para o secretário Samuel Maia, “O trabalho realizado com os agricultores de Duque de Caxias serve de modelo para que o Estado invista mais nesse setor, pois o retorno é garantido. Além disso, serve para fixar o homem no campo, gerando renda e qualidades de vida”.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário