terça-feira, 12 de junho de 2012

Festa de Santo Antônio vai reunir mais de 30 mil pessoas


A abertura da Festa de Santo Antônio atraiu milhares de pessoas
O frio e a chuva fina que caíram não apagaram o brilho da abertura da festa do padroeiro de Duque de Caxias que aconteceu no sábado, 9 de junho. Os fiéis, que se alternavam entre crianças, jovens e terceira idade, cumpriram um ritual comum ao longo dos anos de participar das celebrações que aconteceram na Catedral do município. De acordo com os organizadores da festa, a expectativa de público é de mais de 30 mil pessoas para os cinco dias.
Celebrada por Padre Damião e co-presidida pelo padre Renato Gentille, a missa de abertura teve a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, que representou o prefeito José Camilo Zito. Ele esteve na festa no domingo, 10 de junho, quando participou de atividades, visitou barracas e conversou com os presentes.
Padre Damião celebrou a missa de abertura do evento
Na abertura da festa, Samuel Maia agradeceu a presença de todos e, em nome do prefeito Zito, conclamou que participassem das atividades da feira e ajudassem no Encontro da Juventude, que vai acontecer no Rio de Janeiro em 2013. “Todos os anos nosso governo participa ativamente desta festa, que é tradicional na cidade e fez parte da história de muita gente”, disse o secretário, que se inscreveu como voluntário da Jornada Mundial da Juventude. Uma equipe da Jornada está realizando inscrições durante o evento.
Padre Gentille rezou o “Pai Nosso”, agradeceu aos presentes e disse que as parcerias com o poder público são fundamentais para oferecer uma festa segura, alegre e diversificada à população. “Quero agradecer à Prefeitura, que organizou uma comissão que se reuniu várias vezes conosco para que tudo acontecesse bem. Essa festa só tem essa grandiosidade porque tem o apoio da Prefeitura”, comentou o padre.
Padre Renato Gentille e o secretário de Meio Ambiente Samulel Maia
Além das barracas que ofereciam as tradicionais comigas típicas da festa - como cocadas, pé-de-moleque, carne de sol com aipim – há novidades como crepes, bijuterias e roupas. Na Av. Presidente Kennedy, ao lado da Biblioteca Leonel Brizola, um trio elétrico animava a festa. O grande público que participou e transitou pela festa no fim de semana deve retornar nos próximos dias – o evento vai até quarta-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio. É o caso de técnica de enfermagem Edlamar Cavalcante. Com 36 anos, viúva com dois filhos, um de 11 outro de quatro anos, Edlamar tradicionalmente participa da festa e aproveita para pedir uma ajudinha ao santo casamenteiro. “Não custa ter um pouco de fé e pedir uma ajudinha ao santo. Vai que ele me ouve e manda um marido pra mim?”, finalizou a técnica de enfermagem.
Apresentaram-se durante a festa neste fim de semana Dominguinhos do Recife e os grupos Diamante, Pra Pagodear e Louca Paixão. Além de novas apresentações de Pra Pagodear e Louca Paixão, estão previstos, até quarta-feira, shows de Jailton dos Teclados, JMW, Renato Gomes & Cia.
Zito esteve na Festa de Santo Antônio no domingo, conversando com os presentes
Zito com a equipe da Jornada Mundial da Juventude


Texto: Cecilia Rodrigues
Fotos: Márcio Leandro e Divulgação

3 comentários:

  1. Desculpe! Mas o padre da foto não se chama Damião.
    Se chama Daniel Felix.

    ResponderExcluir
  2. com a Equipe da Paróquia Santo Antônio para a JMJ

    ResponderExcluir
  3. Esta Equipe da ultima imagem com o prefeito, não representa a Diocese de Duque de Caxias e nem tem autorização para tal. Existe uma comissão diocesana. Essa equipe, como foi dito acima, é uma equipe paroquial.

    ResponderExcluir