domingo, 29 de maio de 2016

INJUSTIÇA AMBIENTAL REVOLTA MORADORES DE JARDIM GRAMACHO

Moradores protestam na BR-040 por melhorias no Jardim Gramacho, RJ

Moradores denunciam condições de extrema pobreza na região.
Trânsito da BR-040 apresentou congestionamento.


Trânsito apresentou retenções por causa da manifestação (Foto: Jorge Soares/ G1)

Moradores de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (28) na Rodovia Washington Luís (BR-040). O grupo protestava contra a falta de saneamento, água, segurança e transporte. Além disso, outra reivindicação era o fim das regiões de extrema pobreza no local.

"Depois do fechamento do aterro foi feita muita promessa de melhoria pro bairro, de revitalização, e essa dívida do poder público com o bairro não foi cumprida", disse Herineide Vieira, professora e moradora.

O grupo interditou a pista lateral da via e realizou uma caminhada pela região. A concentração foi realizada na praça Alcyr Cavalini e, em seguida, fizeram o ato na rodovia. O trânsito ficou intenso e motoristas que passavam pelo local encontraram congestionamento.

Frases como " Maquiagem não! Queremos revitalização!", " Chega de lixo!" e "Jardim Gramacho pede socorro" estavam nos cartazes levados pelos moradores. A Polícia Militar acompanhou o protesto.
Moradores de Jardim Gramacho levaram cartazes para o protesto (Foto: Jorge Soares/ G1)
Entenda a situação do bairro
O Jardim Gramacho é um bairro que durante mais de 30 anos abrigou um dos maiores aterros sanitários da América Latina, o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho. Mesmo após o fechamento do local em junho de 2012, uma área de transbordo - local onde é feita a triagem de resíduos e posteriormente destinação do lixo para o aterro sanitário - começou a funcionar no bairro.

Por causa desta situação, o movimento SOS Jardim Gramacho surgiu através de encontros entre moradores. A organização recebeu apoio de diversas instituições, dentre elas a Igreja Católica, OAB e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

"Nós estamos aqui pra reivindicar de forma pacífica e chamar a atenção das autoridades para olhar com carinho por esse povo que aqui mora", disse Padre Fernando.
A professora Cleonice Puggian, do Condema, lembrou que o aterro foi criado para ser destino do lixo oriundo da cidade do Rio de Janeiro. "A gente quer um bairro onde as pessoas possam viver em dignidade. Se a gente não gritar, o bairro vai continuar esquecido".

A professora de geografia, Michele Oliveira, defendeu em 2007 uma monografia sobre o impacto socioambiental em uma área próximo ao antigo aterro. "Fiz trabalho de campo, pesquisei, e aí quando eu volto lá no Parque Planetário, parece que está pior", disse ela.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário