sábado, 25 de maio de 2013

Samuel Maia Ministra Palestra em Volta Redonda



        A 5ª Conferência Municipal de Volta Redonda, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades, foi realizada na sexta-feira e sábado (dias 24 e 25), no auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no bairro Aterrado.  A conferência discutiu propostas sobre o tema “Quem Muda a Cidade somos Nós: Reforma Urbana Já”, enfocando assuntos como acessibilidade, transporte, Saúde, Educação, Habitação, e Meio Ambiente.
    O evento local teve a coordenação da SMP (Secretaria Municipal de Planejamento) e IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) e promoveu ainda a eleição dos novos membros do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano).  Na presidência dos trabalhos está o prefeito Antônio Francisco Neto, e a conferência conta com a participação dos segmentos da administração municipal, movimentos sociais e populares, trabalhadores representados por entidades sindicais, empresários, entidades profissionais acadêmicas, de pesquisa, conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais).
Para ajudar na reflexão foi convidado o Professor e Ambientalista Samuel Maia, que colaborou com seus profundos conhecimentos sobre a temática do Eventto.
Na mesa de abertura estiveram presente o prefeito Antônio Francisco Neto, vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva,  Professor Samuel Maia, o secretário de Planejamento, Lincoln Botelho, a representante do movimento social, Adelaide Máximo, mauro Campos, pelos empresários, Laura Jane, pelas entidades profissionais, Rosângela, pelo segmento das Ongs e Conceição,  pelo Sindicato dos trabalhadores. Os vereadores Fábio da Silva Carvalho, Fernando Martins e Jerônimo Telles também prestigiaram o evento.
O Professor Samuel Maia, disse que a Conferência Municipal é um dos maiores eventos da controle social da política urbana, onde a população terá a oportunidade de intervir na elaboração de políticas para a mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento ambiental e programas de gestão da cidade.
“A conferência é constitucional, de grande importância, porque mais de 80% da população brasileira vive atualmente em ambiente urbano. É preciso pensar e discutir isso com todos”, afirmou Botelho.  O secretário ressaltou que o objetivo é democratizar a participação popular, ampliar essas oportunidades na construção de uma política urbana, onde o foco principal é a própria cidade, quem a ocupa e se movimenta dentro dela. Maia considera fundamental discutir o modelo nacional de desenvolvimento urbano para avançar na questão.
Na conferência foram eleitos 20 delegados para a conferência estadual das cidades e 32 conselheiros para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, para a gestão 2013-2014.

Desafios futuros – Na opinião do secretário Lincoln Botelho, o trabalho dos conselheiros e delegados apresenta grandes desafios para avaliar e dar subsídios aos planos municipais de Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que serão elaborados dentro das novas regras estabelecidas pela recente legislação federal, mudando a forma de gestão dos municípios.
“O novo CMDU vai acompanhar e ajudar a fazer as transformações necessárias nas cidades. Volta Redonda tem um movimento social muito ativo e acredito numa presença forte nesta 5ª Conferência Municipal, etapa preparatória para a Conferência Nacional das Cidades”, enfatizou o secretário de Planejamento.
Na opinião dos participantes da conferência  as mudanças na logística da cidade devem, acima de tudo, privilegiar a mobilidade do cidadão, e que é preciso discutir um sistema nacional ideal para o desenvolvimento urbano. As conferências municipais, as estaduais e a nacional são os locais certos para se discutir e definir estas novas políticas, portanto, a participação de todos é fundamental, destacou a militante social Adelaide Máximo .
       O prefeito Antônio Francisco Neto disse que a realização da conferência é muito importante para a cidade. “Sei que destas discussões teremos muitos frutos bons.  Ela significa, que com o envolvimento de todos vocês da sociedade, Volta Redonda vai avançar. Desejo que todos tenham uma boa conferência e tenho a certeza que o Professor Samuel Maia, nos ajudará muito nas reflexões. A nossa cidade é construída por todos nós”, disse o prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário