sábado, 1 de setembro de 2012

Secretário de Meio Ambiente fala do fechamento do aterro


Samuel Maia: Lixão de Jardim Gramacho fechou sem Seropédica estar pronta
O fechamento antecipado do aterro sanitário da Comlurb no bairro Jardim Gramacho e o agravamento da situação da coleta de lixo na Baixada Fluminense foram alguns dos assuntos debatidos pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, com membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (AISP 15). A reunião, realizada quinta-feira, 30 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de autoridades da área de segurança pública, do poder público municipal, da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias.
Questionado pelos participantes, Samuel Maia lembrou que o aterro sanitário da Comlurb foi criado durante o regime militar pela extinta FUNDREM (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana) e durante 34 anos recebeu lixo da cidade do Rio de Janeiro e de municípios da Baixada.
”Por causa da Rio +20, realizada em junho na capital, a Comlurb antecipou em seis meses o fechamento do lixão. Com isso, Duque de Caxias e outras cidades da região tiveram que mudar a sua logística, gerando grande transtornos. Hoje, o lixo da cidade é levado para o CTR – Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica -, com despesas pagas pela Comlurb, já que o município nunca recebeu nada por isso”, disse Samuel Maia.
“A antecipação da abertura do CTR de Seropédica também gerou problemas ambientais. Funcionando ha 16 meses, o local não dispõe de estação para tratamento de chorume. Para evitar contaminação do lençol freático, a Comlurb está levando o líquido para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Icaraí, em Niterói, distante 150 quilômetros, gerando gastos de R$ 260 mil por mês”, disse Samuel Maia.
“Por causa dessa situação crítica, a presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, notificou a empresa que opera o aterro de Seropédica, que terá 60 dias para construir a estação de tratamento de chorume”, ressaltou o secretário Samuel Maia.
Reunião contou com autoridades, sociedade civil organizada e lideranças



Texto: Paulo Gomes
Fotos: Divulgação

2 comentários:

  1. SOMOS ESPECIALIZADOS EM GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS EM GERAL.

    NOS COLOCAMOS Á DISPOSIÇÃO DA PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PARA AUXILIÁ-LOS NESTE PROCESSO...

    Atuamos nas áreas da CONSTRUÇÃO CIVIL, Engenharia e Arquitetura, Demolições, SUSTENTABILIDADE, Cuidamos das Destinações de resíduos da Construção Civil, Resíduos Sólidos Urbanos, GERENCIAMENTO AMBIENTAL e Tecnologia da Informação. GESTÃO INTEGRADA - NBR ISO 9001 - NBR ISO 14001 - OHSAS 18001 - SA 8000 - ISO 50001. MEIO AMBIENTE, Realizamos Estudos de Viabilidade de Projetos, Projetos Ambientais, Impactos Ambientais, PRAD's, EIA/RIMA, Compensações Ambientais, Legalizações em Geral, Inventários Botânicos e Florestais, Gerenciamento de Resíduos, GERENCIAMENTO DE ENERGIA, Assessoria e Consultoria Ambiental, Processos e Procedimentos para LI, LO, LP, Acompanhamentos INEA, Secretarias do Meio Ambiente, CETESB, Prefeituras, Advocacia Ambiental e Empresarial, Biólogos, Engenheiros Agrônomos, Preparo do solo, terraplanagem, pavimentação, cálculo estrutural, fundações, reforços, recuperações, reformas em geral, construção de casas, Edifícios, SHOPPING CENTERS, RESORTS, LOTEAMENTOS, CONDOMÍNIOS DE ALTO PADRÃO, GALPÕES, Empreendimentos em Geral, Plantas de Arquitetura, Croquis, legalizações, Urbanismo, Decoração de Interiores, Paisagismo, construções ambientais, Possuímos Técnica Própria! CREA - ABNT - NBR... Saiba mais através de e-mail ou requisite um Consultor.
    B&G EMPREENDIMENTOS:
    contatos@begempreendimentos.com
    B&G AMBIENTAL:
    sustentabiidade@begempreendimentos.com
    B&G EMPREENDIMENTOS TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR!!

    ResponderExcluir