sábado, 15 de setembro de 2012

Duque de Caxias ganha projeto de reflorestamento


Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares vão fazer parte do projeto
Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares vão fazer parte do projeto Foto: Fernanda Dias / Extra
Eletícia Quintão

No próximo dia 22, Duque de Caxias vai dar o pontapé inicial num projeto pioneiro no estado: "a fábrica de floresta". O plano prevê, inicialmente, a produção de 15 mil mudas para reflorestamento. A meta é chegar em 2013 com uma produção de 35 mil mudas, o equivalente a 14 hectares, ou 140 mil metros quadrados de área verde.
Essa nova área será plantada pela Braskem, empresa produtora de resinas termoplásticas, em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, o EXTRA e o Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros, que iniciou o projeto em áreas degradadas do município de Camaçari, na Bahia.
Um pelotão de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, também serão parceiros, atuando como guardas ambientais mirins.
— Vamos tirar as crianças da ociosidade e transformá-las em multiplicadores do verde — destacou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia.
O local escolhido para a instalação da nova "fábrica" é a reserva ambiental do Parque Municipal da Caixa D’ Água, no bairro Jardim Primavera. Nos anos 40, o local serviu de abrigo para fugitivos da Segunda Guerra Mundial.
Paloma exibe orgulhosa a muda de ipê que vai plantar
Paloma exibe orgulhosa a muda de ipê que vai plantar Foto: Fernanda Dias / Extra
‘Fábrica’ pode chegar a outros municípios
Com a ajuda desse "pelotão do verde" de alunos, nada pode dar errado. Durante 51 dias, estudantes com idades entre 10 e 14 anos têm aulas de cidadania, legislação, plantas medicinais e aromáticas da Mata Atlântica, combate a incêndio, entre outras.
— Aqui aprendi que a natureza é viva e precisa de cuidados — afirma Paloma Lourenço, de 11 anos.
Maria Isabela Claudino e Lucas de Oliveira, ambos com 11 anos, estão praticando o reflorestamento na rua em que moram:
— Minha rua era sem graça, sem verde. Agora tem árvores crescendo em várias calçadas.
Os alunos aprendem a ser multiplicadores do verde
Os alunos aprendem a ser multiplicadores do verde Foto: Fernanda Dias / Extra
As mudas produzidas serão destinadas a plantios em áreas determinadas pela prefeitura. Se tudo der certo, a iniciativa poderá resolver os problemas de erosão do solo e, consequentemente, de desabamentos de encostas.
De acordo com o gerente de relações institucionais da Braskem no Rio, Flavio Chantre, o projeto será reavaliado no ano que vem e, se atingir o objetivo, a fábrica poderá chegar a outras cidades da região.
Crianças aprendem a ser multiplicadores do verde
            Crianças aprendem a ser multiplicadores do verde Foto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário