segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Parque Natural Municipal da Caixa D’água será reflorestado



Os presentes conheceram o viveiro de mudas, parte do projeto Fábrica da Floresta
O Parque Natural Municipal da Caixa D’Água, em Jardim Primavera, Duque de Caxias, vai ser reflorestado com mudas nativas da Mata Atlântica. Para que isso aconteça, foi inaugurado sábado, 22 de setembro, o projeto “Fábrica de Floresta”, parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a indústria química Brasken e o Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros. Até o final de 2012, serão produzidas 15 mil mudas e em 2013 mais 35 mil mudas para recuperação de toda área, além da estrutura da antiga caixa d’água, que ganhará biblioteca e anfiteatro.
Pela manhã, o secretário Samuel Maia e a diretora de Relações Institucionais da Braskem, Cinthia Vargas, com membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, moradores e alunos do curso de guarda ambiental mirim inauguraram o viveiro que vai produzir mudas de várias espécies. Entre elas quaresmeira, ipês, ingás, pau-pombo e pau-brasil. As árvores ajudam também para evitar erosão do solo e deslizamentos de encostas. As mudas serão plantadas em regiões determinadas pela secretaria de Meio Ambiente, como as reservas municipais e para campanhas educativas.
Samuel Maia e Cinthia Vargas inauguram o parque
A data serviu também para inauguração oficial do Parque Natural Municipal da Caixa D’Água. O secretário Samuel Maia, a diretora da Brasken, Cinthia Vargas, entregaram a sede do parque que será administrada por um conselho gestor, formado pelo poder público e moradores. No alto do morro, onde existia uma caixa d’água desativada há década, o grupo plantou mudas de árvore em seu entorno e deram um abraço simbólico na construção. Entre os presentes, a atriz Maria Claudia Gueiros, que emocionada elogiou a iniciativa do órgão de buscar parcerias para o reflorestamento daquele importante região.
“Com a inauguração do Parque Natural da Caixa D’Água, estamos atendendo a população do segundo distrito que luta há mais de 20 anos para que esse sonho se tornasse realidade. O governo sempre foi sensível na preservação do meio ambiente e procura atender a demanda de todos. Esse sonho só foi possível com o apoio da Braken que é nossa parceira em outros programas no município”, disse Samuel Maia.
Maria Clara Gueiros posa com alguns dos Guardas Ambientais Mirins
“Esta é mais uma iniciativa da Brasken voltada para questões ambientais. Além disso, vai chamar a atenção das pessoas para o Morro da Caixa D’Água. A Braskem trouxe para Duque de Caxias um de seus mais reconhecidos programas ambientais, que já apresenta excelentes resultados na Bahia, onde foi implantado em 2009”, ressaltou Cinthia Vargas.
Entre os moradores presentes, Paulo Augusto, também conhecido por “Natureza”, do bairro São Judas Tadeu, parabenizou o secretário Samuel Maia e a diretora da Brasken. “Este projeto é muito importante para região. Com o reflorestamento e o reaproveitamento da estrutura da caixa d’água o local poderá ser aberto à visitação pública, atraindo moradores e visitantes de outras cidades. Foi a melhor coisa do mundo para nossa comunidade. Se não reflorestarmos o planeta viveremos como?”, perguntou Paulo Augusto que plantou mudas com estudantes.
Abraço simbólico em torno da construção de dá nome ao parque
Paulo Augusto entre Guardas Ambientais Mirins: projeto importante para a região


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Paulo Martins

Um comentário:

  1. Moro naquela localidade Há cerca de 20 anos e nunca soube que meu terreno estivesse em área de preservação permanente. Comprei as terras através de escritura publica do sr° AFONSO que Deus o tenha,e a meses atraz deixaram um papel na minha humilde casinha dizendo que eu deveria desapropriar minhas terras.Diante disso procurei o sr° samuel Maia para explicações mas me mandaram falar com sr° heraldo no meio ambiente porém fui informado por funcionário da PMDC que este senhor não seria funcionário credenciado. As minhas terras não são posse e como tal mereço o mínimo de respeito porque do jeito que os senhores estão procedendo parece que existe um grande interesse na desapropriação daquele pedacinho de terra,não para área ambiental mas para outros fins. O sonho que vocês dizem dos moradores é tudo balela,na verdade o sonho é de vocês em parceria com empresas para tornar a nossa área em um grande comércio de água.

    ResponderExcluir