quarta-feira, 11 de maio de 2011

Duque de Caxias 100% do Gado Vacinado!

Febre aftosa: Duque de Caxias vacina todo rebanho

Em Caixas todo o gado é vacinado gratuitamente contra a febre aftosa

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias iniciou no dia 2 de maio, a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa. A exemplo dos anos anteriores, vacinas serão aplicadas de graça pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento que pretende imunizar 100% das 15 mil cabeças de gado. Para o secretário Samuel Maia, a ação mostra o esforço do governo em cuidar da pecuária e preservar a área rural, beneficiando criadores e agricultores.

Samuel Maia explica que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido - como bovinos, suínos, caprinos e ovinos – e a vacina deve ser aplicada de seis em seis meses. Para a primeira fase da campanha, que será estendida até a primeira semana de junho, estão sendo mobilizadas dez pessoas entre técnicos, vacinadores e pessoal de apoio.

A secretaria mantém a disposição dos criadores e agricultores um núcleo de atendimento no distrito de Xerém. Os interessados devem se dirigir à Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, próximo à Biblioteca Municipal de Xerém, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou ligar para 2679-4292.

Sintomas da doença

A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção. O vírus ataca a boca, língua, estômago, intestinos, pele em torno das unhas e na coroa. No inicio, febre com papulas que se transformam em bolhas (cheia de líquido purulento), em vesículas, que se rompem e dão aftas na língua, lábios, gengivas e entre os cascos. O animal baba muito e tem dificuldade de se alimentar, e às lesões entre os cascos dificulta sua locomoção.

Nos dois primeiros dias, a infecção progride pelo sangue produzindo febre; depois aparecem as vesículas na boca e no pé. Também surgem nas tetas. Então a febre desaparece, porém, a produção de leite cai e aparece a mamite com todas as suas graves conseqüências. A doença também pode provocar abortos.

Em um rebanho contaminado pela Febre Aftosa, a morbidade é muito alta. Os animais mais afetados são os bezerros em fase de amamentação, pois ao se alimentarem em uma vaca contaminada pelo vírus da aftosa, podem morrer, por não terem desenvolvido ainda imunidade suficiente contra a doença. A mortalidade de maneira geral não é alta e considerada até rara, porém, os suínos e os animais jovens doentes podem morrer de forma rápida, se estão muito debilitados.

A secretaria mantém à disposição dos pecuaristas e agricultores um núcleo de atendimento no distrito de Xerém. Os interessados devem se dirigir à Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, próximo a Biblioteca Municipal de Xerém, ou ligar para 2679-4292.



Texto: Paulo Gomes

Fotos: George Fant


Nenhum comentário:

Postar um comentário