sexta-feira, 13 de maio de 2011

Articulação Federal, Estadual e Municipal para Ajudar Catadores de Jd Gramacho

Catadores do Jardim Gramacho terão polo de reciclagem

O plano de ajuda foi apresentado em reunião na Secretaria Estadual do Ambiente

Os catadores que trabalham no aterro sanitário da Comlurb, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e seus familiares, não ficarão desassistidos após a sua desativação, prevista para 2012. Foi apresentado o plano de ajuda a eles durante reunião realizada nessa quinta-feira, 12 de maio na Secretaria Estadual do Ambiente. O secretário Estadual Carlos Minc disse que as cooperativas existentes no bairro serão realocadas em quatro galpões para depósito de material até que as obras do polo de reciclagem seja concluída. “Se o ponto nevrálgico para os catadores são os galpões, apoiaremos a prefeitura de Caxias na resolução deste problema o quanto antes”, afirmou o secretário.

O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, informou que o fundo para beneficiar os catadores será sancionado até junho, e que o cadastramento deles para receber benefícios, como o Bolsa Família, já foi iniciado. De acordo com o secretário Municipal de Trabalho de Duque de Caxias, Jorge Cezar de Abreu, uma parceria com o Senac que vai assegurar 1.200 vagas para os catadores e seus familiares em cursos de capacitação para diversas áreas. Mais 200 vagas de qualificação profissional estão garantidas no programa ProJovem para pessoas de 18 a 29 anos. Outras 300 vagas serão oferecidas no programa Próximo Passo, para qualificação de beneficiários do Bolsa Família.

Durante a reunião, foi apresentado o plano de reurbanização do bairro e o cronograma para desativação o aterro. Também foi anunciado que as obras de infreestrutura do terreno dos galpões e a construção deles começam em agosto. Os planos foram definidos que empresa Nova Gramacho, que explora o gás metano no aterro sanitário, e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Além das citadas secretarias e da Nova Gramacho, também participam da comissão disciplinar estabelecida para o plano de ajuda, representantes da Comlurb, Caixa Econômica Federal e do BNDS.

Na reurbanização estão previstas obras de infraestrutura, habitações populares, áreas de lazer e ciclovias, além da pavimentação das vias principais. Para Sebastião Carlos dos Santos, que representou os catadores, a prioridade deve ser colocar no mercado de trabalho os 2,5 mil catadores que serão afetados com o fechamento do aterro. “Queremos um bairro decente e um programa de capacitação dos trabalhadores, mas a geração imediata de emprego e renda é o mais importante”, disse o catador. A execução dos planos, segundo Minc, ocorrerá após a aprovação deles pela Câmara Municipal de Duque de Caxias.

No Plano de Apoio aos Catadores consta, ainda, a criação de um Centro de Referência do Catador, que ofereça orientação trabalhista e serviços de saúde, além de cursos de empreendedorismo, capacitação para inserção no mercado de trabalho e aprimoramento em técnicas de reciclagem.

“O prefeito José Camilo Zito não vai medir esforços para ajudar os catadores do Jardim Gramacho. As parcerias com o estado e o governo federal trarão benefícios para todos os ocupantes daquela região”, destacou Samuel Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário