quinta-feira, 25 de junho de 2009

Prefeitura de Caxias fará coleta seletiva e incentiva criação de cooperativas

A partir de 2010, todos os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Duque de Caxias farão a coleta seletiva. O lixo recolhido será entregue a cooperativas e associações de catadores que serão criadas. O programa, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, vai ter uma comissão com a participação das Secretarias de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Educação, Saúde e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), que ajudarão na formação de comissões de gestão de resíduos sólidos em todos os órgãos públicos.

No decreto 5.623, de 19 de junho, o prefeito José Camilo Zito (PSDB) incentiva a criação de cooperativas de catadores e ajuda as comunidades a se organizarem para terem renda permanente. O programa, batizado de “Lixo Zero” pelo secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, pretende criar a cultura de coleta seletiva no município.

“As cooperativas e associações de catadores vão vender para as empresas de reciclagem instaladas em Duque de Caxias, que pagarão o preço de mercado", destacou Samuel Maia. Ele disse, ainda, que no mês de julho começa a se reunir com as secretarias para definir as estratégias para formação dos comitês gestores.

Samuel Maia esclareceu que serão escolhidas cooperativas e haverá um rodízio entre elas a cada seis meses. "Com isso, vamos evitar o monopólio", frisou Maia. Elas vão comprar todo material reciclável recolhido nos bairros pelas associações, que serão responsáveis pelo cadastramento dos catadores, aproveitando os moradores que já fazem esse serviço em seus bairros.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário